Sem dúvidas, a alimentação é um dos principais elementos relacionados à cultura e a crença de um povo. No islamismo, no catolicismo, no hinduísmo, por exemplo, a comida é considerada parte dos valores e tradições de suas respectivas religiões. E no judaísmo não é diferente. Conhecida por ser uma dieta pura e de alta procedência, a alimentação segundo às leis judaicas ortodoxas exige que o preparo siga regras específicas como não misturar carne, leite e seus derivados com frutas, vegetais, legumes, grãos; não consumir produtos fermentados durante a Páscoa judaica; entre outros.
Para assegurar que todos os alimentos consumidos estejam de acordo com as diretrizes da alimentação judaica, o Certificado Kosher, um documento emitido por uma entidade reconhecida pelos judeus, atesta a procedência dos produtos fabricados por determinadas empresas e indústrias. No Paraná, a Vazpa Alimentos – empresa que fabrica produtos embalados a vácuo e cozidos a vapor – recebeu o Selo Kosher e garante o processo industrial diante das normas do judaísmo.
Para o CEO da Vapza Alimentos, Enrico Milani, o Selo Kosher atende às necessidades de um público específico e garante a possibilidade de oferecer a todos os consumidores um produto com qualidade selecionada. ”O certificado Kosher exige que os alimentos sejam puros, ou seja, cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias. Além disso, é preciso orientações específicas de manuseio e armazenagem, por exemplo. Todos esses processos já são seguidos pela Vapza, inclusive a utilização de produtos orgânicos, um dos grandes diferenciais da marca”, explica.
Mercado interno e externo
De acordo com a Confederação Israelita no Brasil, a comunidade judaica no país é a segunda mais importante da América Latina, atrás apenas da Argentina e à frente do México. Enrico Milani ressalta que a certificação possibilita ampliar o atendimento do mercado interno e, também, abre portas para o mercado de exportação.
“Sabendo do público potencial que o Brasil possui, queremos que os produtos da Vapza respeitem as mais diversas tradições que residem aqui. Aos poucos, também estamos nos posicionando no mercado internacional como uma empresa que produz e comercializa produtos que atendem aos preceitos religiosos, étnicos e culturais”, comenta o CEO.
Michel Tabach é proprietário da Kosher Place, único mercado do Rio de Janeiro 100% alinhado aos preceitos kosher, localizado em Copacabana. Há cinco anos no mercado, Tabach afirma que já conhecia os produtos Vapza, mas que a certificação Kosher não só deu a ele segurança para revender os itens em sua mercearia, como também demonstra que é uma tendência de consumo que vem se fortalecendo além da tradição judaica.
“Acredito que não só a comunidade judaica tem consumido os alimentos Kosher, mas também o mundo tem aberto seus olhos para esse tipo de produto devido ao processo de produção, que garante maior separação entre substâncias promovendo itens mais purificados. Na minha loja, por exemplo, muitos não-judeus vem por curiosidade e acabam comprando produtos por saberem como são fabricados, o que tem aumentado a cartela de compradores”, afirma o comerciante.