Atendimento inicial rápido e na palma da mão! É neste sentido que caminha a prestação de serviços da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que iniciou em junho os testes com um protótipo de atendente virtual. O robô (chatbot) faz parte da estratégia da empresa de transformação digital e fomento à cultura da inovação. Os testes com o “robô da Emater-MG” começaram pelos municípios vinculados a seis unidades regionais da empresa: Belo Horizonte, Capelinha, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas e Viçosa.
O robô, que ainda será batizado, é um experimento que pretende auxiliar na disponibilização, futuramente, de atendimento 24 horas, sete dias por semana, aos produtores rurais, a partir do uso dessa ferramenta de comunicação, baseada em inteligência artificial. Produtores rurais das regiões abrangidas nessa fase de testes já estão sendo orientados pelos próprios técnicos da empresa para acessarem ao chatbot, em seus smartphones e computadores. “Ele vai sendo aprimorado conforme as necessidades dos produtores, à medida que eles vão interagindo com esse robô”, explica o coordenador de Tecnologia da Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Marques.
A ferramenta inicialmente fornecerá atendimento automatizado em um leque limitado de temas, aqueles que são de maior destaque para a agropecuária mineira e para demandas que não necessariamente exigem a presença do técnico em campo. A partir deste experimento, a oferta será ampliada e aprimorada. “A expectativa neste início é justamente rodar o protótipo, perceber os assuntos mais solicitados pelos produtores, para então fazer todos os ajustes necessários e, num futuro breve, poder estruturar o atendimento automatizado dentro da empresa”, diz.
Além do chatbot, a estratégia associa o atendimento humanizado remoto aos produtores, através do Plantão Técnico da Emater-MG, que está disponível diariamente, em horário comercial, via chatbot, site da empresa e WhatsApp.
No compasso
Desde 2019, a Emater-MG estruturou sua estratégia para a transformação digital e fomento à cultura da inovação, com a instituição do Comitê Emater 4.0. O grupo multidisciplinar é formado por funcionários da empresa pública, que se dedicam a estudar projetos e caminhos para tornar o atendimento cada vez mais ágil, proativo, conectado às necessidades dos produtores rurais mineiros.
“As transformações no mundo da ciência, da tecnologia e no próprio comportamento social vem acontecendo de uma forma muito rápida. E todas as empresas estão sentindo uma necessidade enorme de estarem inovando todo seu processo e instrumental de atuação, com vistas a acompanhar essa dinâmica social pela qual o mundo vem passando”, contextualiza o diretor técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira.
O diretor ressalta que com o advento da pandemia da Covid-19, houve uma aceleração em todo este movimento, que não deixou de ser acompanhado de perto pela empresa. “A Emater-MG sempre teve uma postura muito pioneira, de atuar no tempo em que a sociedade exige. E diante deste distanciamento social imposto pela pandemia, cada dia mais estamos buscando tecnologias que permitam nos mantermos próximos aos produtores rurais, da sociedade, dos nossos clientes”, complementa.
Feliciano reforça que o robô, atendente virtual, é um projeto em caráter experimental e não tem qualquer intenção de substituir o atendimento do técnico em campo, muito mais aprofundado e completo. Ele também não é o único projeto trabalhado dentro da empresa, em sua estratégia de inovação. Outras iniciativas estão em andamento, que dizem respeito a coleta e tratamento de dados, plataforma de comercialização on-line específica para agricultores familiares e produtores rurais, cursos de educação à distância, entre outros.