A Syngenta relançou seu portal. A plataforma foi totalmente repaginada e contém estratégias mobile first voltadas ao aprimoramento da experiência do usuário. Precursora neste tipo de projeto no setor que integra, a companhia reforça que o agricultor está no centro de suas decisões de comunicação.
De acordo com Renata Moya, head de marketing e comunicação da Syngenta, o portal já era um sucesso na versão anterior. “O site possui um tráfego incrível, em alguns meses alcançamos mais de 150 mil acessos únicos. Por isso, compreendemos que o digital chegou há muito tempo ao agro e temos que nos conectar ainda mais com o produtor, viabilizando um canal para que ele se mantenha atualizado e bem informado sobre o mercado”, explica a executiva.
Para munir o produtor com conteúdos relevantes para o sucesso de lavouras, a Syngenta afirma que investiu pesado em tecnologia e conectividade. Apesar de não abrir números, Renata revela que o portal oferece recursos jamais usados no setor de agronegócio. “O novo site é ainda mais inteligente, responsivo e adaptável a diversos dispositivos. Isso proporciona uma alta conectividade e dá aos nossos usuários todas as informações em um toque: notícias, clima, cotação em tempo real, produtos, vídeo bulas, treinamentos, conteúdos exclusivos e muito mais”, diz.
Ao analisar essa trajetória de produção de conteúdos feitos pela empresa, Renata destaca que a multinacional trabalha nessa estratégia desde 2017, quando lançou a primeira versão do Portal Syngenta. “Ao longo dos anos, nosso canal evoluiu em formatos e funcionalidades. Esse relançamento demonstra que o nosso pioneirismo está ligado à preocupação com nosso principal foco: as necessidades individuais do produtor brasileiro. Afinal, inovar junto a cada agricultor faz parte do DNA Syngenta”, ressalta.
Experiência digital e personalização
Para oferecer essa experiência digital única aos usuários do novo portal, a empresa também investiu em pesquisas de campo, a fim de otimizar os recursos da plataforma, de acordo com os reais interesses do agricultor. Com tecnologia de geolocalização, o site identifica a origem de acesso do produtor e com base nos insumos que foram coletados no estudo, oferece a melhor experiência a respeito do momento de safra, além de dados essenciais para o aproveitamento de cada tipo de cultivo.
Assim, um sojicultor do Paraná, por exemplo, terá acesso facilitado aos conteúdos voltados para essa cultura e região, que estarão sempre em destaque na página, quando ele acessar. Dessa forma, o portal é literalmente feito junto ao agricultor, voltado às necessidades de cada usuário.
Segundo Gabriela de Oliveira, coordenadora de marketing digital da Syngenta, as mudanças no portal vão além da nova identidade visual. “De fácil navegação, o uso da plataforma é intuitivo. Assim, o produtor usa o canal de maneira descomplicada e bem rápida, de onde ele estiver e por meio de qualquer dispositivo”, conta.
Gabriela revela que mais de 85% dos acessos ao portal da Syngenta provêm de smartphones. Por isso, ter um site responsivo, ou seja, que se ajusta automaticamente a diversos tipos de tela, como: PC; notebook; smartphones e tablets, era uma tarefa imprescindível, que foi colocada em prática.
Experiência do usuário
Com início em meados de 2020, a reestruturação do portal Syngenta teve o apoio de profissionais de diversas áreas da companhia, desde de Digital Marketing até os times de Trade; CRM; BI e Branding. Uma equipe robusta e dedicada exclusivamente para o projeto de migração, revitalização, automação e inteligência da plataforma como um todo.
À frente do projeto, Gabriela explica que a empresa reuniu esforços consistentes em user interface (UI) e user experience (UX), para viabilizar uma navegação extremamente simples e veloz. O planejamento e a execução da comunicação de lançamento do Portal, incluindo o conceito e roteiro do vídeo manifesto foram elaborados pela Macfor, agência de marketing digital full service, parceira de digital e responsável pelos conteúdos da Syngenta desde 2019. Já o desenvolvimento do site foi feito pela Pixit, parceiros tecnológicos da Syngenta desde 2013.
Hub de conteúdo do agricultor
A coordenadora de marketing digital da Syngenta esclarece, ainda, que a nova proposta do canal é intensificar a utilização do portal como o grande hub de conteúdo do agricultor, por meio de uma comunicação 360º para cada região.
Entre os destaques no quesito conteúdo pode-se destacar um espaço dedicado aos podcasts da Syngenta, com todas as produções reunidas em um só lugar, facilitando a vida do cliente que quer consumir informação em áudio.