Santa Catarina conta com R$ 104,8 milhões em recursos para apoiar investimentos no meio rural e pesqueiro. Ao longo de 2021, os produtores rurais e pescadores poderão acessar novos programas de crédito, além de apoio para ampliar a produtividade, regularização fundiária e defesa agropecuária.
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural investirá R$ 27 milhões em seis novas linhas de crédito e subvenção aos juros para melhoria da competitividade e da renda da agricultura familiar e da pesca.
“Hoje mostramos toda força do nosso agronegócio. Faremos um grande investimento ao longo de 2021 para apoiar os agricultores e pescadores de Santa Catarina. Um setor que movimenta nossa economia, essencial para os catarinenses. Vamos apoiar investimentos porque temos certeza de que esses recursos retornam para o nosso estado em empregos, riquezas e qualidade de vida”, ressalta o secretário da Agricultura, Altair Silva.
Com os novos programas, a Secretaria da Agricultura atuará em cinco frentes: financiamentos sem juros; subvenção de juros de financiamentos contraídos junto aos agentes bancários; políticas públicas para jovens e mulheres; apoio para cuidar do solo e conservar água e apoios emergenciais. Esta é uma evolução das várias linhas disponíveis ao longo dos últimos anos.
União de esforços
O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, deputado estadual José Milton Scheffer, ressalta que o Governo do Estado dá um grande passo na criação de instrumentos de apoio à agricultura familiar, gerando um ambiente favorável aos investimentos, à melhoria de renda e qualidade de vida no meio rural.
Os representantes do setor produtivo comemoram o aporte de recursos e reafirmam o papel de Santa Catarina como exemplo de cooperação e de união de esforços para fortalecer a agropecuária. “Os agricultores de Santa Catarina hoje estão agradecidos. O Governo do Estado teve coragem e visão e nós vamos responder a esse valor investido. Esses recursos certamente voltarão para Santa Catarina em forma de resultado para o nosso estado”, afirma o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina(FETAESC), José Walter Dresch.