A fase inicial da vida de um equino é crucial para a saúde, qualidade de vida e até estética que ele vai adquirir no presente e no futuro. Existem fatores já ligado a isso, como manejo, alimentação/suplementação e genética, e, se todos juntos aplicados corretamente, geram ganhos positivos para o animal.
O equino é considerado potro até os 36 primeiros meses de vida, e, depois disso, ele já deverá possuir condições para a realização de atividades físicas e reprodutivas. Como ainda é uma fase de desenvolvimento, a atenção com rotina, alimentação e suplementação deve ser redobrada.
A primeira fonte natural de alimento para o potro é o leite materno, porém uma alimentação baseada 100% apenas no leite da mãe pode ser um problema, uma vez que é difícil determinar a quantidade exata de leite que ela está produzindo e se essa quantidade é necessária para atender às necessidades daquele animal. “Após o parto, o leite da égua proporciona até 7300 calorias, alcançando até 8 mil no terceiro mês, mas, a partir daí essa quantidade declina e a energia exigida pelo potro começa a ser maior, portanto, se ele se alimentar apenas do leite, poderá apresentar deficiência de vitaminas, minerais e proteínas. Levando isso em consideração, o desmame completo deverá ocorrer entre 5 a 6 meses, já agregado de uma alimentação e suplementação corretas”, explica Julia Izoldi, Coordenadora técnico-comercial de Equinos na Vetoquinol Saúde Animal
A alimentação recomendada dos potros deve conter ração de qualidade e minerais, além de alimentos como pastagem e feno. Além disso, unir a uma suplementação com produtos de credibilidade no mercado, que contenham em sua composição valores minerais cruciais como cálcio, fósforo, magnésio e aminoácidos associados que tenham melhor absorção para o animal. “Completar a alimentação do potro com um suplemento balanceado é fundamental para fornecer as quantidades de nutrientes que o leite materno e a forragem não suprem. Por isso a indicação de um bom produto concentrado e balanceado conforme a necessidade específica de cada categoria”, diz Antonio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal.