Negócios

Países árabes importam quase 1 milhão de toneladas de frango halal

As exportações de frango continuam em alta. O Brasil, de acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – no primeiro semestre deste ano foram exportadas quase 1 milhão de toneladas de frango halal para os países árabes. “O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. O Brasil é um parceiro comercial respeitado, principalmente, quando o assunto é proteína animal. Estamos preparados para atender as demandas de mercado, mas precisamos traçar novas estratégias de cooperação. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi.

O halal está em tudo que o muçulmano consome, desde cosmético, fármaco, alimentos, entre outros. “Porém é importante ressaltar que a certificação não é destinada somente aos muçulmanos, mas para qualquer comunidade que queira um produto de qualidade com boas práticas de fabricação”, complementa Saifi.

No acumulado do semestre deste ano, ou seja, entre janeiro e junho, de acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – as exportações de frango halal foram positivas com 922,2 mil toneladas embarcadas. Os principais importadores (em toneladas) foram a Arábia Saudita com 204.330 t; Emirados Árabes 153.710 t; Kwait 64.679 t; Iemen 52.812 t e Catar 42.478 t. O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados). Em junho deste ano, foram exportadas 152.123 t de frango halal, sendo 28.178 tpara Arábia Saudita; 17.111 t para os Emirados Árabes e o terceiro maior importador foi o Egito com 13.378 t.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *