Vai começar o Circuito Nelore de Qualidade 2020. A primeira etapa será realizada nos dias 19 e 20 de maio, na unidade I do Friboi, em Campo Grande (MS). A previsão é avaliar, pelo menos, 800 animais. O Circuito Nelore de Qualidade é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), promovida em conjunto com a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN), e patrocínio da Friboi e Matsuda.
Em 2020, mesmo com a pandemia que afetou diversos segmentos da economia, a pecuária de corte vem apresentando resultados significativos. Somente em Mato Grosso do Sul, as exportações de carne bovina cresceram 12% em faturamento no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
“Os resultados favoráveis nas exportações comprovam a importância do contínuo investimento na produção de carne de qualidade, mesmo em um momento de desafios, como o atual. A participação no Circuito Nelore de Qualidade orienta os pecuaristas a entender o nível de excelência solicitado pelo mercado de carnes”, diz Daniel Corrêa, presidente da Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore.
“Este é um momento delicado para o país, mas o Circuito Nelore de Qualidade contribui para o fortalecimento da pecuária. Afinal, nosso papel como entidade é apoiar os neloristas de todo o Brasil, que cumprem papel fundamental na produção de alimentos”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
A etapa de Campo Grande marca o início do calendário 2020 e também as novidades do regulamento do Circuito, que valorizará ainda mais o abate de animais jovens, com maior peso e boa terminação. Já nessa etapa os pecuaristas podem apresentar os lotes para concorrer, no final do ano, às premiações especiais de Melhor Lote de Carcaças de Animais Terminados em Pastagens e de Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados. Ainda serão promovidos os campeonatos tradicionais de Melhor Lote de Carcaças de Machos e de Fêmeas.
Protocolo de segurança para avaliação das carcaças
Diante da pandemia do novo coronavírus, para atender às normas de proteção, segurança e saúde dos profissionais em atividades e, também, para respeitar os protocolos de segurança para a produção de alimentos no frigorífico, a avaliação das carcaças na etapa de Campo Grande será feita de forma especial. Um profissional treinado, da linha de produção regular do frigorífico, fará a classificação de acabamento das carcaças, e o profissional do Serviço de Inspeção Federal fará a verificação da dentição dos animais, sendo as avaliações supervisionadas remotamente por imagem pelo assessor técnico da ACNB, Gustavo Callejon,.
“ACNB e Friboi concordam que o momento exige cuidados especiais. A prioridade é garantir a segurança das pessoas e do processo de produção de alimentos, mas também assegurar avaliações profissionais, que seguem as diretrizes do Circuito. A operação do Programa Nelore Natural na unidade há mais de um ano, nos dá segurança em relação à classificação das carcaças realizada pelos profissionais do frigorífico”, reforça Andre Locateli, gerente executivo da ACNB.
Para participar da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, o pecuarista deve entrar em contato com a unidade da Friboi, em Campo Grande, pelos telefones (67) 2107-2560 ou 2407-2569 e falar com Maikel, Fernando ou Rodrigo. Qualquer produtor com lotes a partir de 18 a 20 cabeças está apto a participar. No entanto, para os sócios da ACNB há a oportunidade de abater os animais dentro do Protocolo de Qualidade Nelore Natural, no qual as premiações podem chegar até R$10,50 por arroba.