Direto da Redação Negócios

Elanco lança novos produtos e agiliza aquisição da Bayer

Monitorar e avaliando o potencial impacto da pandemia do Covid-19 em seu negócio, a Elanco tem adaptado sua agenda de eventos e ações de marketing para o meio digital. Lançamentos não serão adiados, inclusive, recentemente, a companhia oficializou a chegada de novos medicamentos para o combate à osteoartrite canina – Galliprant™ e osteoartrite felina – Onsior™ Gatos. “Fizemos o lançamento digital, reunindo quase mil convidados, entre médicos veterinários e estudantes. O mercado brasileiro estava aguardando este ‘blockbuster’. Galliprant é eficaz, mais seguro, pois poupa os demais receptores e prostanóides (prostaglandinas), que são importantes para a manutenção das funções gastrointestinais, renal e hepática, dos cães para uso a longo prazo”, afirma Fernanda Hoe, diretora de marketing da Elanco.

Webinares

Entre maio e junho, acontecerão oito webinars gratuitos sobre assuntos de interesse para as áreas de produção de bovinos, aves, suínos e para cuidados com animais de companhia. Especialistas são convidados para participar dos temas em discussão. “Nosso objetivo é fornecer conteúdos valiosos e educativos para o nosso público, esclarecendo mitos e evitando a disseminação de fake news dentro destas áreas” explica Fernanda.

Neste momento preocupante para as empresas, uma solução que se mostra acertada é a da transformação digital. Na Elanco Saúde Animal, essa transformação já havia iniciado e se mostrou crucial para que as operações fossem mantidas de modo a garantir a celeridade dos processos em todas as áreas e a segurança e bem-estar de seus profissionais. Isso porque transformação digital faz ainda mais sentido quando aliada à humanização.

Práticas como escritório sem mesas determinadas, horários flexíveis, computação em nuvem para armazenamento de dados, reuniões realizadas a distância e política de home office já fazem parte da rotina da Elanco Saúde Animal e, ao mesmo tempo que contribuem para a motivação e comprometimento de colaboradores, demonstram como são fundamentais para que o dia a dia de trabalho seja pouco afetado diante de adversidades, como esta que não era prevista.

Além disso, a empresa tomou decisões que têm sido cruciais para o bom andamento dos departamentos e podem servir de exemplo para outras empresas, como a flexibilização de tarefas exclusivamente manuais; análise individual de necessidades em home office, novos horários de trabalho, estímulo a atividades para manutenção da saúde mental, happy hours virtuais e premiações para novas ideias que ajudem a superar a crise.

Contratação

Em abril, a empresa abriu inscrições para o Programa de Estágio. Foram mais de três mil candidatos até o momento e estima-se que o número dobre até o final do processo. “O número de interessados superou as nossas expectativas, porém é um indicativo de que somos uma empresa que demonstra ética, transparência e acima de tudo equidade de gêneros”, avalia Adriana Santana, diretora da área de Recursos Humanos.

Criado com o objetivo de potencializar a capacitação dos novos colaboradores, o Programa de Estágios da Elanco também adota a política de equidade da companhia na seleção dos candidatos. A empresa conta hoje com 51% de mulheres em seu quadro de funcionários e elas ocupam 49% dos cargos de gestão. A fim de fortalecer esse tema, a empresa fomentou a formação de uma equipe interna voltada exclusivamente a assuntos relacionados à diversidade e, ainda em 2020, este grupo se tornará um Comitê de Diversidade.

De acordo com a executiva, está descartada, durante a crise, corte na folha de pagamento ou redução salarial dos colaboradores. “É um momento de união, solidariedade e cumplicidade. Estamos buscando priorizar, em primeiro lugar, a segurança dos nossos funcionários, garantindo condições para o desempenho do trabalho remoto, além da preocupação com o bem-estar e saúde mental”, explica.

Previsão Financeira

Com a situação atual da COVID-19, a Elanco retirou sua previsão de receita de 2020, e lucro por ação, anunciada anteriormente. A empresa segue no monitoramento das necessidades globais para realizar alterações nas taxas de câmbio, visitas em clínicas veterinárias em queda, uso do transporte direto ao consumidor e vendas através do comércio eletrônico, além de outros canais alternativos. A Elanco está confiante em seus níveis de capital de giro e liquidez, enquanto continua monitorando ativamente as mudanças em todo o mundo.

A equipe da empresa permanece focada na execução dos processos em andamento, mesmo que considerável parcela dos funcionários esteja operando remotamente. As fábricas e os laboratórios de P&D operam sem interferências e a logística de distribuição está sendo monitorada constantemente. No momento, a Elanco não sofreu nenhuma interrupção no fornecimento e todos os projetos críticos no pipeline continuam avançando.

A Elanco está executando uma abordagem com o uso simultâneo e interligado dos diferentes canais de comunicação (omnichannel) em relação aos negócios relacionados aos animais de companhia, visando determinar os melhores métodos para alcançar tutores e veterinários. A empresa continua a avaliar a melhor estratégia para fortalecer sua posição comercial a longo prazo, com o objetivo de alcançar os tutores de maneira efetiva e fornecer o apoio necessário para os animais sob seus cuidados.

Aquisição da Bayer Saúde Animal

A relevância da aquisição da Bayer Saúde Animal pela Elanco se tornou ainda maior com a situação da COVID-19, pois confirma o valor de diversificar os negócios de animais de companhia no mercado varejista (OTC). A presença global coloca a companhia em uma posição mais forte para enfrentar dificuldades em grande escala. Mesmo em tempos incertos, a empresa se concentra em inovar para suprir as necessidades não atendidas de animais, veterinários, produtores e tutores em todo o mundo.

A finalização da aquisição continua avançando e está prevista para meados de 2020. A Elanco recebeu liberação regulamentar na China, Colômbia, Turquia e Ucrânia e continua a colaborar com outras jurisdições internacionais. Já foram assinados acordos para alienar determinados produtos, que se mostraram necessários para a conclusão de diversas etapas do processo. Além disso, a Elanco garantiu todo o financiamento necessário para concluir as pendências financeiras da aquisição. Tanto a Bayer quanto a Elanco continuam colaborando virtualmente para garantir progresso em direção à preparação para a integração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *