Foi em clima de modernidade e arrojo que a nova edição da tradicional feira da pecuária zebuína no mundo se apresentou. Autoridades políticas, lideranças do setor, imprensa e formadores de opinião se reuniram para conhecer em primeira mão os detalhes da 86ª ExpoZebu, que promete entrar para a história como a feira das novidades. A começar pelo visual, pelas cores e traços modernos do artista plástico Romero Brito, o internacionalmente conhecido e respeito caranguejo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ganhou uma nova versão, especialmente para a feira.
“Desde o início nossa intenção era de desenvolver uma edição marcada pelo otimismo, reforçando nosso posicionamento nacional e internacional, como grande referência que somos. Buscamos transmitir isso na identidade visual da feira e, claro, em nossa programação. O público pode esperar uma nova edição histórica que, além de grandes números, também irá nos motivar ainda mais a continuar desenvolvendo essa pecuária melhoradora que alimenta o mundo”, diz Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
Por falar em números, alguns deles ajudam a entender a expectativa extremamente otimista com a feira. Entre eles o de público e movimentação financeira, que dever crescer cerca de 10% na comparação com a edição passada. Seguindo essa previsão, a organização da ExpoZebu esperar atrair mais 320 mil visitantes e movimentar cerca de R$250 milhões.
“Esse crescimento está pautado em uma agenda ainda maior, garantindo uma grande programação técnica e de entretenimento para o público. Teremos mais leilões, mais shows e novas atividades. Sabemos como o setor espera pela ExpoZebu e, nesse sentido, trabalha,ps pesado para desenvolvermos uma feira que marca essa nova fase da nossa entidade. É a primeira edição dessa nova diretoria e transformamos todo esse entusiasmo em uma grande feira”, destaca Rivaldo Jr.
A ExpoZebu 2020 será realizada de 25 de abril a 3 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), sendo que uma programação paralela, incluindo uma nova versão da ‘ABCZ Equishow’ e dos ‘Dias de Campo’ movimentarão a Fazenda Experimental da ABCZ- Orestes Prata Tibery Júnior, durante a feira.
Movimentação financeira
Com a área comercial praticamente lotada, a feira deve contar com mais de 150 expositores comerciais de produtos e serviços nas áreas de genética, troncos e balanças, nutrição animal e artigos veterinários, além de empresas automobilísticas, bares e restaurantes.
Seguindo a previsão de crescimento, a expectativa é de que ao longo dos nove dias de feira sejam movimentados cerca de R$250 milhões, incluindo o faturamento registrado nos leilões. A temporada, esse ano, conta com 29 remates, número que supera a edição anterior, quando foram 28. Somando ainda os shoppings de animais que acontecerão durante a feira, serão 32 eventos comerciais.