O agronegócio é um dos pilares mais importantes para o Brasil e é um setor que movimenta uma parcela considerável do PIB nacional. O que acontece é que, mesmo sendo um dos setores que mais influencia na nossa economia, grande parte das empresas agro deixam de aproveitar as oportunidades para fazer mais negócios.
O marketing digital não é novidade para ninguém. A internet está repleta de conteúdo, e a toda hora nos deparamos com propagandas e mensagens nas quais as empresas tentam comunicar com o seu público. Porém, quando comparado à outros mercados, o agronegócio ainda está muito atrasado no marketing online.
Sabemos que o público agro ainda encontra muitas informações em TV, Rádio, revistas e eventos, mas a internet é o meio que mais cresce em termos de busca de informações nesse setor.
Oportunidades de Marketing digital no Agronegócio
Imagine uma terra imensa, onde existe uma quantidade imensurável de terreno para expandir sua produção. Esse é o cenário do marketing digital no agronegócio. Diferente de outros setores, como o de tecnologia ou o do varejo, são poucas as empresas agro que usam de uma estratégia de marketing digital estruturada. Assim, quem sair na frente, vai levar grande vantagem.
Com menos competição, fica mais fácil para as empresas pioneiras tomarem frente e destacarem no mundo digital. E a ideia de se posicionar bem na internet vai muito além de estar apenas seguindo uma tendência.
Basta imaginar um evento 24 horas por dia, sete dias por semana, onde a empresa pode ter seu estande da maneira que quiser, e pode compartilhar e conversar com seu público durante todo o tempo: é esse sentimento que a internet proporciona.
Há ainda quem diga que o público agro não está na internet, mas os números mostram o contrário. Segundo uma pesquisa do Sebrae, feita no ano de 2017, 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo, usam smartphones no dia-a-dia. Além disso o Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, aponta que houve um aumento de 1790% no número de produtores com acesso à internet desde o ano de 2006 até 2017.
Por onde começar
Que o marketing digital já é um novo meio importante para o relacionamento com os clientes e a atração de novos compradores, já é um fato comprovado. Mas, como pode funcionar essa estratégia de marketing digital no agronegócio?
Em primeiro lugar, entenda seu público. Qualquer empresa quer atrair a pessoa certa com qualquer tipo de comunicação. Portanto, antes mesmo de colocar a estratégia em prática, é necessário definir quem a empresa quer atrair. E, para isso, nada melhor do que definir a sua ou suas personas.
O conceito de persona é totalmente diferente do de público-alvo. Enquanto o público-alvo é baseado na descrição de um grupo demográfico que você procura atingir, a persona é uma descrição semi-fictícia do cliente ideal. Por ser uma descrição detalhada da pessoa que se quer atrair, consegue-se ter ações mais certeiras e sempre produzir conteúdos e comunicação da maneira correta.
Outro passo importante é manter as redes sociais ativas. Acompanhando o aumento do uso da internet no meio rural, as redes sociais são cada vez mais contempladas de conteúdo sobre o agronegócio. No Facebook, por exemplo, existem centenas de grupos voltados para a discussão de assuntos relacionados ao campo. No Whatsapp, a mesma coisa acontece e os conteúdos são difundidos rapidamente.
Depois que já definiu o público e as personas traçadas, é hora de começar a estratégia de marketing nas redes sociais. Conhecendo a persona, deve-se identificar onde o público está localizado e em quais redes sociais vale a pena investir tempo. Manter as postagens sempre ativas ajuda no alcance de mais seguidores.
É fundamental ainda apostar em estratégias de marketing de atração. Imagine um produtor de soja que quer ganhar mais dinheiro com sua plantação. Ele tem muitas opções: pode investir em defensivos agrícolas, comprar um maquinário mais novo, ou até adquirir aplicativos de gestão para organizar a produção. Aí surge a dúvida: O que é melhor?
São muitas opiniões diferentes, e hoje, como mostram as últimas pesquisas, a internet é o meio de busca por informações que mais cresce. Quem for mais facilmente encontrado consegue dar ao produtor a sua opinião, e acabar influenciando para a compra de um produto. Essa é a lógica do marketing de atração.
Dentre os milhares de players no mercado, deve-se chegar primeiro ao seu público. Para isso, é necessário entender seu funil de vendas. É preciso saber quais problemas a solução oferecida consegue resolver e também as outras opções no mercado. Não adianta só falar do seu produto. Muitas vezes, o possível comprador ainda está buscando entender o problema que ele quer solucionar antes de pensar em comprar alguma coisa.
É nessa parte que o marketing de conteúdo pode ajudar (e muito). Produzir conteúdo relevante voltado para seu público ajuda a educar o mercado e a “descer o possível comprador” no seu funil de vendas.