Os produtores de tilápias poderão contar com mais uma solução contra asestreptococoses – doenças causadas pelas bactérias chamadas Streptococcus agalactiae sorotipos Ia e III. A MSD Saúde Animal traz ao mercado a vacina bivalente AQUAVAC STREP® SA1 para a piscicultura, a fim de auxiliar na prevenção dessa enfermidade exclusiva das tilápias e que causa grande impacto econômico: 15% a 20% delas são acometidas por esse mal.
As estreptococoses são mais incidentes nos animais adultos, e tem como sintomas o nado em rodopios, barriga inchada e olho saltado. Com a intensificação do cultivo de tilápias, esse animal se tornou suscetível a uma variedade de infecções bacterianas e virais. A doença é a que mais provoca a morbidade e, por fim, a mortalidade dos peixes. O lançamento de AQUAVAC STREP® SA1 vem para suprir uma necessidade dos mercados nacional e mundial, já que o combate às estreptococoses é pouco eficaz com a utilização de rações medicadas, principalmente quando o problema é diagnosticado tardiamente.
“Os peixes podem ser vacinados a qualquer momento antes da despesca, o que é imprescindível, já que o cuidado de vacinar os animais deve ser feito antes que sejam infectados. Vale ressaltar que os peixes vacinados com a AQUAVAC STREP® SA1 são seguros para consumo humano”, diz Rodrigo Zanolo, gerente de Mercado de Aquicultura da MSD Saúde Animal.
O Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais de tilápia, ocupando o 4º lugar na produção mundial, que, em 2018, ultrapassou 400.280 toneladas, com um crescimento de 11% em comparação ao ano anterior, segundo dados do anuário Peixe BR. A tilápia foi responsável por seis milhões de toneladas em 2018 e o Brasil contribuiu com aproximadamente 400 mil t., representando 6,67% do total global.
No país, a doença apresenta distribuição em todos os polos de produção, do Nordeste ao Sudeste. As perdas econômicas associadas a essa enfermidade se devem, principalmente, ao acometimento de animais adultos, acima de 100 gramas de peso, nos períodos de engorda, o que causa prejuízos ainda maiores. Publicações recentes internacionais informam perdas na ordem de 1 bilhão de dólares com os impactos diretos das estreptococoses em produções de tilápia em todo o mundo.
A nova vacina pode incrementar em até 15% a sobrevivência da criação e trazer melhoras no desempenho zootécnico, significando um alto retorno financeiro, além da redução do uso de antibióticos. Com uma única aplicação, a vacinação é rápida, simples, segura garante duração da imunidade de, pelo menos, 210 dias. “Este é um marco para a indústria da tilapicultura brasileira uma vez que fornecerá segurança para um crescimento produtivo e econômico sustentável da cadeia da tilapicultura trazendo mais bem-estar aos animais e produtividade aos produtores”, afirma Zanolo.
Há sete anos, a MSD Saúde Animal lançou a única vacina monovalente, a AQUAVAC STREP® SA, que é indicada para imunização ativa contra a estreptococose, causada pela bactéria Streptococcusagalactiae. Desta vez, a companhia dispõe de uma vacina com duas combinações, Sorotipos Ia e III.”Com a vacinaAQUAVAC STREP® SA, primeira vacina da história da tilapicultura no Brasil, e a chegada da bivalente AQUAVAC STREP® SA1, a MSD Saúde Animal se torna capaz de ofertar soluções completas de proteção frente as estreptococoses. Atualmente, são mais de 100 milhões de tilápias imunizadas, conferindo àcompanhia o pioneirismo na adoção de tecnologia”, finaliza Zanolo.