Com quase 10 modelos ofertados no mercado, as picapes estão entre os 50 carros mais vendidos de 2018, de acordo com a Fenabrave. Os veículos da categoria são responsáveis pelos desejos de aquisição de muitos brasileiros. Por isso, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, escolheu duas gigantes para entender quais são as maiores e menores desvalorizações: Ford Ranger e VW Amarok.
Como o a picape menos desvalorizada do estudo, a Volkswagen Amarok CD Highline 3.0 V6 TDI 4×4 automática inicia o ranking com queda de 2,21% em seu valor após um ano de uso. Em segundo lugar, a Ford Ranger CD XLS 2.2 4×2 automática aparece com uma desvalorização de 4,07%, seguida pela XL 2.2 4×4 mecânica, com 7,53%.
Com ainda duas versões no levantamento, a Volkswagen Amarok ocupa as posições de maior queda em preço. A versão CD SE 2.0 TDI 4×4 mecânica conta com desvalorização de 10,37%, enquanto aHighline 2.0 TDI 4×4 automática apresenta um índice de 10,57% em queda de valor.
Mesmo com uma versão destacada como menos desvalorizada entre todas as versões analisadas, a Volkswagen Amarok resulta na maior média ponderada de desvalorização, com 9,8%. Já a Ford Ranger sai na frente com 9,1% de média.