A MSD Saúde Animal anuncia que será uma das patrocinadoras da terceira edição do Ideas for Milk, projeto desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite que visa reconhecer e apoiar iniciativas de transformação digital de negócios na cadeia produtiva de leite, por meio do compartilhamento das melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance. Neste ano, a iniciativa será expandida: além de inovação digital, serão aceitos projetos de inovação em design industrial, embalagens, produtos e equipamentos.
Segundo Leonardo Belli, gerente de produtos da unidade de negócios de ruminantes da MSD Saúde Animal, o incentivo à inovação no agronegócio é essencial para agregar ainda mais diferencial competitivo aos processos e produtos oferecidos ao mercado. “Não podemos esquecer a importância de imprimir aos processos do setor práticas que contribuam para um sistema produtivo mais sustentável e que traga maior bem-estar aos animais. Por isso, acredito que estimular os futuros profissionais a pensarem de forma mais holística quanto a esses atributos seja essencial para um mercado ainda mais competitivo”, diz.
“Para uma empresa como a MSD Saúde Animal, que tem a inovação como um dos principais pilares da sua cultura, é uma grande honra contribuir para o fomento de um projeto como esse que, com certeza, impulsionará o desenvolvimento da pecuária leiteira”, conclui.
Incentivo a boas ideias
O Ideas for Milk percorre, ao longo do ano, 37 universidades em todo o país para promover apresentações sobre empreendedorismo, transformação digital e o negócio do leite, estimulando os jovens a formarem startups para atuarem no segmento. Essa primeira fase, chamada Caravana 4.0, impacta cerca de 2.700 jovens no Brasil, incluindo também professores dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, Administração e Economia.
Entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro acontece, em Juiz de Fora (MG), a segunda fase do projeto, chamada Vacathon. Realizado no formato de bootcamp, trata-se do primeiro farm party do mundo. O objetivo é estimular os jovens participantes a terem contato com o desenvolvimento de soluções digitais que contribuam para o desenvolvimento do setor.
Por fim, em 22 de novembro de 2019, acontece no CUBO, em São Paulo (SP), o Desafio de Startups, que objetiva estimular o surgimento de soluções digitais para o agronegócio do leite e diversos elos da cadeia produtiva por meio de softwares, hardwares, sensores e aplicativos móveis. Os interessados inscrevem seus projetos, que podem estar em diferentes estágios de maturação.
Além do patrocínio, a MSD Saúde Animal ainda fomentará discussões em prol do desenvolvimento da pecuária de leite durante as ações do projeto. Na semana da Vacathon, por exemplo, a companhia ministrará uma palestra ressaltado o que há de mais moderno em saúde animal voltado ao setor. Já no Desafio de Startups, haverá a proposição de um tema pela empresa e o apadrinhamento de uma equipe.
“Queremos inspirar os participantes do projeto por meio de exemplos do que a MSD Saúde Animal tem desenvolvido no mercado. Hoje somos a empresa líder do setor de saúde animal no Brasil, com diversas soluções que contribuem para a prevenção e o cuidado dos animais de produção em todo o país”, comenta Belli, que complementa: “No mercado da pecuária de leite, temos até mesmo um programa voltado à ampliação de técnicas de produtividade, o Maxi-Leite. Isso sem falar das diversas soluções voltadas à prevenção de tratamento da mastite, problema que ainda aflige muitos produtores”.