Começa amanhã, dia 26 de setembro, e prossegue até o dia 13 de outubro, a 7ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio do Sebrae. O objetivo da iniciativa é incentivar o consumo da carne suína, que hoje vem crescendo ano a ano no país. Durante o evento, oito grandes redes de supermercados e hortifruti farão promoções, em mais de 1,1 mil lojas em todo o Brasil, para difundir informações sobre a qualidade, saúde e sabor do produto e incentivar a suinocultura. O Sebrae e a ABCS mantém parceria há vários anos, o que tem gerado resultados significativos para a atividade, com destaque para os pequenos empresários de toda a cadeia produtiva.
Desde 2009, quando se iniciou o convênio entre a associação e o Sebrae, foram realizadas mais de duas mil ações, capacitando 97 mil produtores em 16 estados brasileiros, nas áreas de produção, industrialização e comercialização. Além disso, o trabalho conjunto entre as duas instituições resultou na criação da Semana Nacional da Carne Suína, que se tornou a maior vitrine da suinocultura no país. Nesse período, a parceria foi responsável pelas capacitações de açougueiros, promotores e gerentes de vendas nas redes de varejo. Isso contribuiu para o aumento da comercialização do produto, oferecendo ao consumidor final maior variedade de cortes suínos nas gôndolas, mais informações sobre a qualidade e a praticidade da proteína.
“Hoje as grandes redes de supermercados são parceiras na divulgação da carne suína, bem como da semana nacional”, afirma o analista Gustavo Reis Melo, da Unidade de Competitividade do Sebrae. Segundo ele o mercado brasileiro está crescendo pela qualidade da carne suína, antes vista com preconceito pela população. Gustavo Reis explica que a própria criação do animal mudou em relação às práticas do passado. “Antes havia a figura do chiqueiro, que atualmente não existe mais, já que os suínos são criados em locais completamente diferente e higienizados, além do uso de rações elaboradas de acordo as normas sanitárias vigentes”, observa o analista, ressaltando que a própria carne é diferente, possui, em alguns cortes, até menos gordura que a bovina, entre outras qualidades.
O Sebrae também apoiou a ABCS na profissionalização de uma comunicação que hoje é utilizada pelo próprio Sebrae para disseminar a potência da atividade da suinocultura, trazendo informação para grandes e pequenos empreendedores. Durante o evento de abertura da Semana, que ocorre em São Paulo, a ABCS vai apresentar uma pesquisa inédita sobre consumo de proteínas com foco em carne suína, que teve o apoio do Sebrae e foi realizada pela Rojo Marketing. Os dados são baseados em entrevistas de profundidade com representantes do setor, profissionais de saúde, varejo e consumidores nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.