Desde que a família italiana Strapasson chegou ao Brasil, diferentes gerações têm se dedicado à produção de vinhos. Com isso, em 1943, a Vinícola Strapasson surgiu no Caminho da Uva, em Colombo, e hoje comercializa uma média de 30 mil litros ao ano, no Paraná e em outros estados. O negócio – que envolve a família inteira em todas as etapas de produção e venda – sempre foi feito de maneira artesanal, mas os proprietários enxergaram a necessidade de modernizar e agilizar alguns procedimentos. O desafio, porém, era conseguir automatizar processos com equipamentos a custos acessíveis para uma pequena empresa.
Foi então que procuraram o Sebrae/PR e para desenvolver uma máquina através do Sebraetec, que permite o acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas. Por meio do programa, a Vinícola Strapasson realizou a compra de uma máquina semiautomática, que, com o acionamento de uma alavanca, insere os rótulos de maneira padronizada – e muito mais rápido – em todas as suas garrafas de vinho.
“Perdíamos muito tempo com a mão de obra e corríamos o risco de ter imperfeições com a colocação dos rótulos manualmente. Com a máquina, o trabalho fica excelente. O que durava uma semana, hoje conseguimos fazer em apenas um dia”, conta Vagner Strapasson, proprietário da empresa.
Para ele, o programa foi muito benéfico por ter proporcionado acesso a uma máquina sob medida para a necessidade da vinícola a um preço abaixo do valor de mercado. A máquina personalizada custou R$ 6 mil para os produtores rurais, o que corresponde a cerca de 30% do valor total. Os outros 70% restantes foram subsidiados pelo Sebraetec. Em pouco mais de três meses ficou pronta. “O nosso próximo passo é a ‘rolhadeira’, para automatizar o processo de colocação de rolhas”, almeja Strapasson.
A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, explica que o atendimento à vinícola é uma amostra de que inovação tecnológica nos processos e produtos é necessária e pode ser acessível ao micro e pequenos negócios.
“O Sebraetec existe para atender a demanda do empreendedor e pode ser feito sob medida para ele. Além disso, possui a vantagem de ter o subsídio do Sebrae e a certeza de que será um produto de qualidade. Sem essa ajuda, dificilmente uma pequena empresa teria acesso a esse tipo de tecnologia”, comenta.
No caso da Vinícola Strapasson, a solução estava mais perto do que se podia imaginar. A empresa Dafitec, que está há cinco anos no mercado e também fica em Colombo, foi a responsável pelo projeto. Um dos sócios, Adriano Edis Fioresi, explica que o diferencial foi adaptar tecnologias que já existiam para uma necessidade específica: personalização que tem um preço. “Foi para um tipo de garrafa, um determinado diâmetro. Pegamos o que tinha no mercado e adaptamos. É tudo muito específico. O custo no mercado é muito alto e eles precisavam desse diferencial, com custo que não seja tão elevado. A gente procura entender a necessidade daquele cliente e oferecer a melhor solução para ele”, ressalta Fioresi.
Para a família Strapasson, a expectativa é continuar modernizando a linha de produção por meio do subsídio. “O ideal seria ter todo o processo automatizado, quem sabe um dia poderemos conseguir isso”, completa Vagner Strapasson.