Vivendo uma nova fase no mercado nacional, a francesa Vetoquinol conta desde abril, após a aquisição da Clarion Saúde Animal, com um ampliado e robusto portfólio de parasiticidas para bovinos. Com essa união, o portfólio de produtos para corte e leite mais que dobrou de tamanho e a companhia passou a ser uma das maiores indústrias de produtos para saúde animal do Brasil. Jorge Espanha, presidente da empresa, diz que este é o segundo voto de confiança que os franceses dão ao agro brasileiro. “Está união recém-anunciada nos estabelece no mercado interno com uma linha preparada para atender as principais demandas da pecuária”.
Com o início do novo trabalho, Espanha diz ver o mercado de maneira positiva, e com boas expectativas de crescimento já para os primeiros anos. “Estamos montando a nossa estrutura, nossa rede de distribuição e contratando pessoas. Este é o investimento positivo que estamos fazendo no Brasil, com produtos feitos aqui em nossas fábricas localizadas em São Paulo e Goiás, enraizando cada vez mais a nossa marca no mercado”.
Trabalho a todo vapor
Pouco tempo se passou desde a aquisição da Clarion, mas isso não quer dizer que a preparação das novas diretrizes esteja sendo feita de maneira vagarosa, ou aos poucos. Pedro Bacco, diretor da Vetoquinol no Brasil, comenta que desde o dia 15 de abril o foco foi montar um time pronto para atender bem os pecuaristas e colocar o trabalho em prática o quanto antes. “Fizemos isso num curto espaço de tempo, onde sentamos com a diretoria da empresa e traçamos nossos primeiros planos de ação”, declara.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado agro, Bacco diz que esta nova oportunidade o anima para se reinventar. Dessa maneira, observar a força com que nasce a nova fase da companhia é o combustível certo em busca do sucesso de todos. “É importante viver esta união das empresas, onde juntamos as equipes e desenhamos estratégias para bem atender o pecuarista brasileiro”.
Mesmo que em alta velocidade, o trabalho está apenas começando, e o diretor diz que é fundamental cada vez mais capacitar a equipe Vetoquinol para suprir as demandas. “Contar com nosso pessoal espalhado pelos campos, ouvindo o produtor, e buscando soluções com qualidade e tecnologia é o que nos fará crescer dentro deste mercado”. Crescimento este que antes mesmo da aquisição já era notado, uma vez que em 2018, a Clarion cresceu 25% e a Vetoquinol 10%, num mercado que ao todo cresceu 8%.
Marketing definido e em ação
Com todos trabalhando em alta velocidade, a equipe de marketing também se mostra prestativa e a fim de ajudar o desenvolvimento do trabalho. Humberto Moura, gerente de produtos da Vetoquinol, conta que há cerca de 90 dias a empresa conta com uma equipe comercial unificada no campo, levando aos pecuaristas inovações para ajudar no ganho de produtividade.
“Hoje temos a união de 25 rótulos da Clarion com 20 da Vetoquinol para trabalharmos dentro do departamento de marketing. A partir disso, definimos alguns produtos estratégicos para que possamos construir essas marcas através da necessidade do pecuarista, para que assim ele abrace nosso projeto e a empresa se apresente como um diferencial na vida do produtor”. Segundo ele, o ano de 2020 será de muito “barulho” por parte da companhia, com lançamentos de produtos e marketing bem desenvolvido ao longo do ano.