Nos dias 8 e 9 de agosto, a MSD Saúde Animal apresentou o ciclo de palestras do Programa Criando Conexões, no Encontro Técnico promovido pela companhia que aconteceu no Clube de Pesca Lago Verde, em Goiânia (GO). O ciclo de palestras com duas abordagens – o bem-estar animal e seu impacto positivo na produtividade e conceitos de manejo racional sem objetos nas mãos – foi ministrado por Antony Paulo Luenenberg, coordenador técnico de Bem-Estar Animal da MSD Saúde Animal.
Focado no bem-estar, o programa Criando Conexões é uma plataforma global da MSD Saúde Animal para a pecuária e tem como objetivo aprimorar o manejo do gado, utilizando uma técnica de baixo estresse, conhecida fora do Brasil como “stockmanship”. A iniciativa avalia o instinto e o comportamento dos bovinos, melhorando a relação entre manejadores e bovinos e o ambiente de trabalho da fazenda.
A proposta é passar o conhecimento que já vem sendo difundido entre os vaqueiros, que estão na lida do dia a dia com o gado, aos médicos-veterinários. “A iniciativa segue o propósito da MSD Saúde Animal de atuar repaginando a pecuária com o propósito de elevar o bem-estar animal em diferentes esferas. Nesse caso, a intenção é melhorar todo o processo do manejo e garantir os resultados positivos voltados para a reprodução, com destaque para o aumento na taxa de prenhez e na identificação precoce de animais enfermos”, explica Luenenberg.
As palestras do programa Criando Conexões foram divididas em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, realizadas na Fazenda Rromy, no município de Inhumas. “A nossa missão é treinar os médicos-veterinários para que eles repliquem a técnica”, diz o coordenador. “Estudos comprovam que quanto menos estresse os animais sofrerem dentro dos confinamentos, e também nos manejos, mais fácil será examiná-los, identificar as doenças e tratá-las”, explica.
A técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo vaqueiro Bud Williams e aperfeiçoada pelo veterinário Tom Noffsinger, que lhe deu base científica. Com apenas quatro anos no Brasil, o Programa Criando Conexões já contemplou cerca de 100 fazendas – número que equivale a aproximadamente dois milhões de cabeças de gado manejadas e são mais de 2.500 mil vaqueiros qualificados.