Aproximadamente 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas, principalmente frutas, foram produzidas nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na bacia hidrográfica do rio São Francisco, em 2018. Juntos, os projetos alcançaram R$ 2,6 bilhões em valor bruto de produção e geraram cerca de 246 mil empregos diretos e indiretos. Os dados foram divulgados pela Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia e não incluem as atividades de pecuária e aquicultura desenvolvidas nos projetos.
“A Codevasf vem desempenhando, há mais de 40 anos, o papel de agente promotor da redução das desigualdades e de indução ao desenvolvimento sustentável na sua área de atuação, sobretudo na bacia hidrográfica do São Francisco. Na agricultura irrigada, a empresa promove, entre outras ações, a geração de emprego e renda, com a consequente melhoria da qualidade de vida e redução da emigração rural na região”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Marco Aurélio Diniz.
Em 2018, o carro-chefe da produção agrícola nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Codevasf continuou sendo a fruticultura irrigada, com destaque para a uva, a manga e a banana, principais culturas no vale do São Francisco, de acordo com o valor bruto de produção. A área cultivada no período foi de 98,4 mil hectares, beneficiando 11,3 mil produtores, a maioria produtores familiares, cerca de 10 mil.
A irrigação é um dos eixos prioritários de atuação da Codevasf visando ao desenvolvimento regional. Nessa área, os objetivos estratégicos da Companhia visam expandir a agricultura irrigada; aprimorar a eficiência da irrigação e implementar a gestão autossustentável nos projetos públicos irrigados localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.