Negócios

Brasil espera fechar US$ 2,8 milhões em negócios de café na Rússia

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, promoveram, de 13 a 15 de março, a participação de empresários nacionais na Coffee & Tea Russian Expo 2019, principal feira dos setores de café e chá na Rússia, realizada em Moscou.

Para o evento, que teve apoio do setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil na capital russa, foi estruturado um estande, onde cinco empresários nacionais realizaram negócios imediatos de US$ 800 mil, além da possibilidade de fechamento de mais US$ 2,7 milhões nos próximos 12 meses. No espaço, os brasileiros organizaram duas sessões de degustação, palestra sobre o nicho de cafés especiais do país e reuniões de negócios.

O Brasil também foi copatrocinador do concurso anual de barista da Coffee & Tea Russian Expo e premiou o campeão, Maksim Dmitrievich Sketerev, com viagem ao país para conhecer a cultura do café, uma experiência que contribuirá para a divulgação dos grãos especiais brasileiros na Rússia.

Em 2018, os russos importaram o equivalente a 896.310 sacas de 60 kg de todos os tipos de café do Brasil, ocupando o oitavo lugar no ranking dos principais destinos do produto. Em receita, a Rússia investiu US$ 140,5 milhões na aquisição dos grãos nacionais no ano passado, conforme números do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

 

Brazil, The Coffee Nation

 

O projeto setorial “Brazil, The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

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