A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) começa esta semana os encontros regionais com federações, sindicatos, entidades setoriais e produtores para levantar propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2019/2020. Os workshops serão realizados pela Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA com o objetivo de reunir as principais demandas do setor agropecuário para a próxima safra nas cinco regiões do País.
As propostas serão consolidadas em um documento que será entregue ao Governo Federal como contribuição para elaborar o Plano Safra 2019/2020.
As reuniões começam hoje, dia 12 de março, na Região Sul, no município de Não-Me-Toque (RS), na Expodireto, no estande da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Na quarta (13), a reunião acontece em Belém (PA), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), com representantes da Região Norte. No dia 15, será a vez do Nordeste discutir as demandas, em João Pessoa (PB), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB).
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) recebe os representantes do Sudeste no dia 18 deste mês, em Vitória, para debater as demandas regionais. A série de encontros se encerrará no dia 21, em Cuiabá, com lideranças e produtores do Centro-Oeste, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
Em uma ação complementar aos workshops, a CNA está realizando uma pesquisa com produtores para identificar as prioridades para o crédito rural no próximo Plano Safra. A pesquisa tem como foco coletar propostas para reduzir a burocracia, identificar a necessidade de fomento de instrumentos de mitigação de risco na atividade agropecuária e entraves para a contratação de crédito, entre outros temas.
No dia 2 de abril, a Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA se reúne, em Brasília, para fechar as propostas que serão apresentadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).