Premiação da Revista Rural completa 15 anos, e principais marcas do agronegócio brasileiro celebram por estarem no gosto do homem do campo.
Criar e divulgar os produtos, além do contato direto com os clientes, se tornam essenciais para que os produtores rurais criem uma identificação e fidelidade à eles. Assim sendo, o Top List, prêmio instituído pela Rural celebra sua décima quinta edição em 2015, e segue visando sempre celebrar o trabalho de marketing realizado pelas maiores empresas do agro brasileiro. Neste ano, 682 pessoas participaram da pesquisa, sendo 32% do Sudeste, 34% Centro-Oeste, 20% Sul e 14% Norte e Nordeste.
Segundo Alberto Takashi, engenheiro agrônomo do departamento técnico do grupo Matsuda, vencedora na categoria Sementes Para Pastagem (43%), o Top List representa a cabeça do produtor, as marcas de sua preferência. “Se estamos mais uma vez em sua lembrança, é porque ele faz questão de deixar claro qual é a marca de sua preferência”, diz. Para ele, além de agradecer, é preciso reafirmar o compromisso com a qualidade, com o investimento em tecnologia e com a sustentabilidade na pecuária.
Takashi comenta que em meio a um mercado concorrido, é um grande privilégio ser a marca mais querida, pois isso reflete o trabalho que o Grupo Matsuda tem realizado ao longo de seus 67 anos de mercado, buscando sempre o aprimoramento tecnológico de sua produção, investindo em pesquisa e sempre atento à assistência pós venda. “Nosso compromisso tem sido sempre o de oferecer ao pecuarista o melhor produto, para o bem da pecuária brasileira”, declara.
A Syngenta se sagrou campeã na categoria Tratamento de Semente (13%), e André Negreiros, gerente de marketing para tratamento de sementes da companhia diz que vencer mais um Top List é motivo de muito orgulho, pois sinaliza que as marcas são sinônimos de excelência no segmento. “O prêmio também nos mostra que nossas ações de comunicação são efetivas e geram entendimento junto aos públicos de interesse”, declara. Para ele, são nos momentos de maior competitividade e pressão, que as empresas precisam se diferenciar das demais, e o investimento em marca é ferramenta crucial para se manter próximos aos clientes e potenciais clientes, reforçando as principais mensagens dos produtos. “Assim, estou certo de que a Syngenta obteve êxito nesse processo de diferenciação”, diz.
Wanderson Tosta, gerente de marketing da Jacto, vencedora da categoria Sistema de Pulverização (33%), acredita que os prêmios são reflexo de um bom trabalho de toda a equipe, envolvidos em todas as cadeias produtivas. “São motivadores para continuarmos nosso trabalho, focado no bom atendimento ao cliente. Sem dúvida, nos sentimos muito honrados com este prêmio”, declara. Segundo ele, estar na cabeça e na lembrança do público quando se pensa em sistema de pulverização só reforça o trabalho e preocupação da Jacto em oferecer para o mercado produtos com elevada qualidade de aplicação de defensivos.
Segundo Tosta, para vencer num mercado cada vez mais concorrido, a Jacto está sempre observando tendências e trabalhando com base na realidade que vem do contato com o agricultor, pautados sempre naquilo que será melhor para ele e nas tecnologias que podem facilitar sua atividade e lhe trazer produtividade e economia de recursos e insumos. “Acreditamos que o detalhe que levou a Jacto a ser reconhecida pelos participantes é todo o conhecimento e história que temos no desenvolvimento de sistemas próprios de pulverização, provendo pulverização de qualidade em todos os pulverizadores de nossa linha de produtos”, diz.
A pesquisa feita pela Revista Rural abrange todas as regiões do Brasil e é voltada para um público que está diretamente ligado ao agronegócio e exige cada vez mais qualidade e assertividade no campo. Com isso, Christian Gonzalez, diretor de marketing da Case IH para a América Latina, vencedora da categoria Colhedora de Cana (24%), diz que o prêmio é o reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela em-presa e confirma que a marca é uma das principais parceiras na hora de colher os melhores resultados de cada safra. “Todos nossos equipamentos são desenvolvidos sob o conceito Efficient Power, que visa gerar maior eficiência energética e menor custo operacional ao agronegócio”. Assim sendo, uma das soluções deste conceito é o Smart Cruise, que controla automaticamente a rotação do motor da colhedora de cana, gerando uma economia de até 25% no consumo de combustível. “Na busca pela excelência na produção sem ter que gastar mais, o agricultor tem valorizado cada vez mais recursos como esse e a marca está preparada para oferecer o melhor”, declara Gonzalez.
Para ser a preferência dos produtores rurais brasileiros, é fundamental que os departamentos de marketing das grandes companhias do agronegócio estejam trabalhando incansavelmente, uma vez que as exposições dos produtos são essenciais na relação empresa-cliente. Com isso, para a Gerdau, campeã do prêmio em Arames (45%), atender as necessidades de seus clientes e trazer melhorias em seus produtos é necessário. “Nós sabemos que quando se trata de satisfação deles estamos falando de uma corrida sem linha de chegada”, declara Flavio Noal Bergamin, diretor de marketing e planejamento estratégico da companhia.
Segundo ele, a Gerdau sempre realiza pesquisas de campo para atender o que os clientes precisam e o desempenho dos produtos em diversas aplicações. “Esse processo faz com que estejamos alinhados às expectativas e necessidades do mercado, auxiliando o marketing no desenvolvimento de mercadorias e serviços”, diz.
Para Seizo Yano, gerente comercial de produtos de força da Honda, empresa vencedora na categoria Motobombas, o foco principal do trabalho, em todas as áreas da empresa, é exceder as expectativas dos clientes. Além disso, oferecer produtos da mais alta qualidade aliando forte sinergia das áreas de mercado com processos de desenvolvimento e produção, agilidade e disponibilidade de peças, através do programa exclusivo de logística, e treinamentos presenciais e online para a rede de revendedores, garantindo a excelência nos serviços prestados em todo o Brasil, se tornam três pontos fundamentais na atuação da companhia.
“Acreditamos que, além de bons produtos, o que posiciona a imagem e a reputação de uma marca e conquista da confiança da sociedade é um conjunto de fatores, com conceitos, valores e atitudes”, declara. Segundo ele, em 2015, a empresa lançou a WL20 e a WX10, ambas com alta qualidade e extrema confiabilidade, o que fixou todos estes pontos positivos nas mentes e nas preferências dos produtores rurais.
A categoria Inseminação foi vencida pela CRV Lagoa, com 34% da preferência dos entrevistados. Segundo Luis Adriano Teixeira, gerente de marketing da empresa, o foco é poder fazer mais e melhor, sob a perspectiva do mercado e clientes, fornecendo não somente genética mas produtos e serviços que ajudem o cliente a ter um gerenciamento do rebanho mais eficiente e desta forma o resultado do rebanho produzir melhores retornos para o negócio deles, e consequentemente da CRV.
“Dentro desta visão de atender e suprir as demandas dos clientes com um rebanho mais eficiente, o marketing tem um papel fundamental. Tanto na comunicação e geração dos materiais e campanhas da empresa para toda nossa reder de consultores de campo espalhados por todo Brasil, mas também diretamente com o mercado”, diz Teixeira. Segundo ele, a companhia foca em comunicar de forma clara e eficiente quais os benefícios para os produtores, de forma ágil, dinâmica e interativa em todas plataformas, desde mídia impressa, internet e redes sociais. “Acreditamos que manter esse canal de comunicação direto com nossos clientes é a forma mais ágil e correta de medir e receber o retorno do mercado sobre nossas ações, produtos e serviços”, declara.
Levando dois troféus para casa, nas categorias Antimastítico (34%) e Carrapaticida (14%), Saul Hatem, gerente de produtos linha leite da Bayer Saúde Animal, diz que os prêmios são frutos da dedicação ao longo dos anos. “Trabalhamos focado em oferecer soluções práticas e inovadoras para o mercado”, diz. Com isso, todas as ações de marketing são realizadas com o intuito de oferecer para o mercado soluções para o dia a dia. “O setor de marketing da Bayer anda alinhado com o mercado, buscando identificar e aproveitar as oportunidades”. Segundo Hatem, aliado a isso, o intenso relacionamento com a equipe comercial, canais de distribuição e clientes finais aumenta o sucesso da empresa.
A MSD Saúde Animal também venceu em dobro, nas categorias Estimulador de Cio (25%) e Anti Môsca do Chifre (12%). Tiago Arantes, diretor da unidade de negócios ruminantes da empresa, comenta que o time é formado por pessoas motivadas, que amam o que fazem. “A gestão é focada em profissionais, cujos resultados são percebidos diariamente entre os colaboradores”, declara. Segundo ele, portfólio completo, soluções inovadoras e um time motiva-do nos levam a ser escolhidos pelos participantes da pesquisa.
Em cima disso, Arantes diz que o trabalho da equipe de marketing é realizado de acordo com o ciclo promocional dos produtos, garantindo o fortalecimento, a fidelização e, consequente, premiações, de acordo com campanhas inovadoras, com engajamento, primeiro dos nossos colaboradores, até chegar ao consumidor final. “Então, o marketing é fundamental para alavancar ideias inovadoras e criativas”. Para ele, os gerentes de produtos da companhia fazem um trabalho brilhante, merecedores do prêmio.
Categoria estreante no Top List, Caminhões Leves foi vencida pela Ford, com 14% da preferência dos produtores brasileiros. Flavio Costa, supervisor de comunicação e marketing da Ford Caminhões declara que a companhia está muito satisfeita em vencer um prêmio deste nível pela sua importância e por ter o reconhecimento dos nossos produtos. “O lançamento da nova Série-F em 2014 foi muito positivo e demonstra que estes veículos têm características inigualáveis para o uso pelo produtor rural”. Para ele, esses modelos, ao lado do Cargo 816 e Cargo 1011, impulsionaram a Ford a ser líder no segmento de leves. “A nossa filosofia de trabalho é sempre inovar com produtos e serviços modernos, competitivos e com o melhor custo-benefício”, declara. Segundo o supervisor, é dessa forma que buscam surpreender à concorrência, mas sempre visando ganhar a preferência do consumidor. Quanto a importância do trabalho de marketing realizado, Costa diz que a empresa está sempre atenta ao mercado e o retorno da Série-F mostra essa está atenção. “Também promovemos uma campanha de comunicação forte e abrangente, que enfatizou a conexão com o meio rural e com os clientes que sempre tiveram um caminhão Ford, valorizando o dia a dia do trabalhador nas atividades relacionados ao setor agrícola”, declara.
Histórias de sucesso
Campeã absoluta desde a primeira edição do Top, segundo Rodrigo Junqueira, diretor de vendas da Massey Ferguson, a companhia é pioneira no mercado brasileiro em oferecer ao produtor rural mais do que máquinas agrícolas, a marca entrega soluções para o negócio. “Esse profissionalismo reflete diretamente no crescimento e melhoria do cultivo dos produtores rurais, consolidando cada vez a nossa relação”, declara.Junqueira comenta que a Massey é líder de vendas de tratores há 54 anos ininterruptos, ou seja, desde a inserção da marca no mercado brasileiro, em 1961. “É um trabalho sólido, construído insaciavelmente e aperfeiçoado por profissionais da fábrica e toda a sua rede de concessionários que estão localizados pelo País”. Segundo ele, a história da companhia sempre foi de entender a necessidade do produtor rural e oferecer o equipamento ideal para sua necessidade. “Hoje, mantemos no perfil da empresa, com o diferencial de sempre oferecer cada vez mais produtos eficientes, modernos e confortáveis”, diz o diretor. O Dectomax, dentro do Top List aos poucos foi crescendo até tomar o lugar de seu principal concorrente, o Ivomec, e não sair mais da liderança. Segundo Melo isso se dá ao trabalho do departamento de marketing. “A divugação e todo trabalho feito foram importantes para divulgar e entregar essa solução para os fazendeiros”, comenta.
Melo diz que é importante deixar claro que a companhia nunca parou de investir em pesquisas para a evolução do produto. “Criamos ações que passaram confiança aos produtores e pecuaristas”, diz. Ele cita, por exemplo, a parceria com a Embrapa Gado de Cor-te, em 1996, onde houve investimento em pesquisas durante anos para provar que o Dectomax poderia ajudar de maneira significativa na vida do produtor.
Além disso, o diretor conta que um diferencial aplicado pela companhia é a proximidade com o fazendeiro. “Temos uma equipe que vista fazendas e propõem soluções integradas para os problemas do local”. Para Melo, com isso, não se vende apenas um remédio e sim uma solução. “Em cima disso, como temos um portfólio amplo, a equipe desenvolve o calendário sanitário integrado para controlar os parasitas e doenças infecciosas”, declara. Em resumo, isso tudo fez com que o Dectomax fosse crescendo na mente do fazendeiro, gerando confiança e consistência a marca. Um produto que já nasceu grande, num mercado altamente competitivo. É assim que podemos definir o Orkestra, da Basf. Segundo Elias Guidini, gerente de marketing cultivos soja da empresa, esse produto foi desenvolvido para ter excelente eficiência em cima das principais doenças da soja. “Estamos falando de oito a dez anos desde a descoberta da molécula até o lançamento. Isso é um curto espaço de tempo”. Ele comenta que esta foi a primeira carboxamida lançada no mercado, ou seja, ter mais um princípio ativo para combater as doenças, principalmente a ferrugem.
“O lançamos em 2013, com registro no mês de outubro. Após isso, fizemos quatro grandes lançamentos pelo Brasil”, declara. Segundo ele, um foi no Rio Grande do Sul, um no Paraná, um em Goiás e um em Mato Grosso. “Nestes eventos, reunimos cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, pesquisadores e influenciadores”. Guidini conta que o evento foi de grande escala com apresentações de orquestras, fazendo alusão ao nome do produto. “Foi uma grande estratégia do marketing, como não fazíamos desde a época do Ópera”, diz.
Desbancando uma veterana
Uma das maiores novidades desta edição do Top List fica por conta da Mosaic. A empresa pela primeira vez é a campeã da categoria Fertilizantes (18%), e, Carlos Mer-cantes, diretor de marketing e ven-da da empresa, declara que para a companhia, é uma grande honra ser reconhecidos por uma publicação como a Revista Rural, com o prêmio de 2015. “Nossa missão é ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e, para isso, nos comprometemos em oferecer produtos de alta qualidade e o melhor atendimento aos nossos clientes”. Segundo ele, o título representa a dedicação dos funcionários e o resultado do trabalho diário que é realizado. “Nos preparamos para atender o mercado da melhor forma possível. O prêmio é um reconhecimento do nos-so compromisso diário com a qua-lidade e o bom atendimento aos clientes”, declara. Para ele, este é o reconhecimento do trabalho realizado no campo, com o desenvolvimento dos clientes e do agronegócio no País. “Temos a visão de ser a líder global em nutrição de safras e queremos ser reconhecidos como tal por nossos clientes, funcionários, comunidades e acionistas”, diz.
Mercantes comenta acreditar que o que faz a diferença em um mercado tão disputado como o do agronegócio, é o relacionamento de longo prazo. “Nós estamos ao lado dos nossos clientes, buscando en-tender profundamente suas necessidades, para que eles tenham sucesso e para que nós tenhamos sucesso junto”, diz. Segundo ele, baseados nos valores de integridade, excelência, sustentabilidade e conectividade, a Mosaic tem um time capacitado para atender as diferentes demandas e entregar as promessas com produtos e serviços de alta qualidade.
E para que os valores sejam cumpridos e que todos possam conhece-los, o diretor comenta que a área de marketing trabalha visando o desenvolvimento do produtor, ajudando-o a potencializar suas produtividades. “Levamos informações relevantes do dia a dia, do setor e, principalmente, sobre nutrição de safras para gerar valor aos seus negócios”. Prova disso é a nova ferramenta desenvolvida pela Mosaic, o Nutrição de Safras (nutricaodesafras.com.br). “É um portal que leva informações e con-teúdo técnico sobre nutrição de plantas e fertilidade do solo para todos que queiram aprender um pouco mais sobre estes temas”, declara. Segundo ele, essa ferramenta não é apenas um benefício para os clientes, mas para a agricultura nacional como um todo.
Permanecer no topo
Se sagrar campeão do Top List não é tarefa fácil. Porém, se manter no topo se torna uma missão ainda mais complicada. E é por isso que as empresas se esforçam para que em 2016, por exemplo, novamente elas possam vencer a premiação. Mercantes diz que a Mosaic continuará focada no compromisso com o agronegócio brasileiro, oferecendo os melhores produtos para nutrição de safras e o melhor atendimento aos clientes. “Continuaremos reforçando a presença do MicroEssentials, um produto inovador e que ajuda os agricultores a potencializarem suas safras, além de aumentarem sua rentabilidade”, diz. Além disso, a companhia está preocupada em ouvir o que os clientes e o mercado têm a dizer, buscando, assim, cada vez mais a excelência e a geração de valor. “Monitoramos anualmente nossa presença e percepção no mercado, por meio de ferramentas e pesquisas para entender o que estamos fazendo bem e onde temos oportunidades de melhoria”.