Pesquisa da Revista Rural comemora sua décima oitava edição premiando as marcas de empresas e produtos que fazem a cabeça do produtor.
Após 18 edições da pesquisa realizada pela Revista Rural, o Top Of Mind atingiu a maioridade, com status de ser a mais tradicional pesquisa de marketing rural realizada no país e assumiu ainda mais a sua responsabilidade ao aferir a eficiência do trabalho de marketing desenvolvido pelas principais empresas que atuam no agronegócio. “Se juntarmos todos os resultados de todas as edições do Top, podemos praticamente contar tudo que aconteceu no marketing rural do país em quase duas décadas”, afirma o diretor de redação da revista, Flávio Albim. Ele lembra que, durante esse período, muitas empresas e produtos surgiram, ganharam prestígio, tiveram seu apogeu e até mesmo sumiram do mercado ou mudaram de nome por conta de fusões ou aquisições. “Da primeira pesquisa para essa, muita coisa mudou. Categorias foram criadas, outras foram suprimidas. O que nunca mudou foi a essência do trabalho desenvolvido pela equipe que faz o Top, que continua prestando um inestimável serviço ao marketing rural”, afirma.
Na contramão de outros setores da economia brasileira, o diretor da Rural celebra o momento vivido pelo agronegócio: “Teremos este ano quebra de recorde na produção de grãos e ainda fomos brindados com uma série de boas notícias no que diz respeito a abertura de novos mercados para a carne, o leite e outros produtos nacionais, para a Ásia, Europa e, principalmente, para os Estados Unidos. O agro não é imune a crise, mas, sem dúvida, é o setor econômico com maiores recursos para superar as dificuldades e levar o país a frente”, assegura Albim.
O orgulho de vencer
Ser escolhido pela mente do homem do campo é motivo de celebração e festa para qualquer empresa do agronegócio, mesmo que já sejam campeãs assíduas. Mostrar para seus funcionários, parceiros e clientes que todo trabalho desenvolvido está gerando resultados e resultando em premiação, se torna motivo de novos desafios, para que o trabalho desenvolvido possa sempre superar o anterior e conquistar a cabeça do produtor rural brasileiro.
Ao longo dos anos, o perfil e as necessidades dos produtores rurais mudaram. Com isso, as empresas tiveram que se adaptar e também mudar conforme o mercado foi pedindo.
Angelo Melo, diretor da unidade de negócios bovinos da Zoetis diz que está é uma das principais formas do mercado reconhecer o trabalho desenvolvido. “Além de recebermos um troféu, durante a noite de festa temos a oportunidade de nos integrarmos com outras empresas que levam soluções para a vida do produtor”, comenta.
Manuel Carlos Alves de Siqueira Filho, gerente departamento do Bradesco concorda com Melo e declara que o Top Of Mind é muito importante para o setor. “É um prêmio que reconhece o trabalho e o empenho que a cadeia do agro faz em investimentos, tecnologias, entre outros”, diz. Além disso, segundo ele, todos os anos encontram-se na premiação grandes parceiros do dia a dia, proporcionando a oportunidade de estarem juntos, celebrando mais uma conquista, uma vez que a premiação já é tradição no meio rural.
O gerente de produtos da Merial, Rafael Moreira, diz que buscar o troféu é importante, pois a Revista Rural é uma mídia de grande porte que está no mercado. “É um orgulho receber o prêmio, pois temos a oportunidade de termos uma conversa onde todos os setores do agro possam trabalhar juntos para levar mais produtividade ao campo”, declara.
E é exatamente levar produtividade às propriedades, que Bruno Zanni, gerente de produtos Basf, diz que a companhia tem por objetivo. “O Top nos mostra que nossa comunicação foi bem feita e conseguimos mostrar para o produtor o valor dos nossos produtos”. Segundo ele, este é um momento em que todo setor sabe que a saúde do agronegócio passa diretamente pelo produtor, sendo assim a competitividade é fundamental para o sucesso. “O produtor está sempre em busca de tecnologia. São elas que tem feito com que as produtividades cresçam e isso não irá parar”. Zanni comenta que em cima disso, a Basf está se preparando para acompanhar essa evolução e seguir mostrando que é sempre possível produzir mais e com qualidade.
Adaptar para vencer
Ao longo de todos estes anos em que o prêmio é entregue, o perfil e as necessidades dos produtores rurais mudaram. Com isso, as empresas tiveram que se adaptar e também mudar conforme o mercado foi pedindo. Atualmente, estas mudanças tornam-se necessárias para que a cada ano que passe, possa–se levar o troféu do Top Of Mind.
Segundo Siqueira Filho, o Bradesco começou no agronegócio, atendendo o produtor rural. “Hoje percebemos o perfil deste homem vem mudando. O produtor é um profissional, pois conhece a atividade, sabe o que está fazendo e tem os objetivos definidos”, declara. Siqueira Filho comenta que atualmente, até mesmo o pequeno produtor rural usa grandes tecnologias. “Isso faz com que a cadeia se unifique cada vez mais”.
Já para Bernhard Kiep, vice-presidente de marketing, pós vendas, gestão de produtos e desenvolvimento de concessionárias América do Sul da AGCO, diz que para a companhia, e para a marca Massey Ferguson, a evolução é rápida e forte. “Antes o produtor procurava máquinas que não dessem problema e funcionassem corretamente. Com a evolução, hoje temos que entregar tecnologia, recursos para que se aumente a produtividade, entre outros”. Segundo ele, pode-se dizer que se antes o ritmo do produtor era de 50km/h. Já nos dias atuais, está entre 120 a 150km/h. “Sem dúvidas, acompanhar essa mudança é o nosso desafio, e a Massey tem realizado diversos treinamentos internos”. Kiep diz que também há a intensificação do trabalho junto das fábricas parceiras que ficam fora do Brasil.
André Negreiros, gerente de marketing em tratamento de sementes da Syngenta, acredita que a evolução do produtor muda constantemente. “Estamos numa fase onde temos os filhos olhando com mais carinho para os negócios dos pais, fato que não acontecia no passado”, declara. Para ele, a juventude está saindo para estudar, porém, logo após, regressa para o campo, para ajudar na administração das propriedades.
“A Syngenta olha muito para o público jovem. Trabalhamos para prepara-los para o futuro dentro do campo. Isso faz com que os agricultores consigam executar corretamente um plano de sucessão”, diz.
Fotos: Renato Cordeiro e Bruno Zanholo