A combinação dos objetivos de produção necessários e a hora da colheita determina qual a variedade de semente a ser usada.
Para saber qual a variedade de semente adequada é necessário primeiro estabelecer qual o objetivo da cultura: batata-semente, batata-consumo, batata de tamanho grande para a indústria de processamento, ou talvez a produção de batata primor.
Tanto a produção da cultura como o tamanho médio dos tubérculos são fortemente influenciados pelo número de caules por hectare. Cada caule principal pode ser considerado como uma unidade de produção independente, motivo pelo qual cada tubérculo de semente deve desenvolver um número suficiente de caules fortes. Uma vez que uma maior densidade de caules possibilita uma produção mais elevada mas uma menor graduação, a densidade escolhida para a cultura pode ser expressa em número de caules por metro quadrado e depende do lucro financeiro esperado. Além do número de tubérculos plantados por hectare, a densidade dos caules é determinada pelos seguintes fatores: estágio fisiológico do tubérculo de semente, as características da variedade, número de brotos por tubérculo, as condições do solo e as adaptações da plantadeira.
Tamanho do tubérculo
Caso se obtenha uma densidade de plantas razoavelmente elevada, em condições normais de crescimento o tamanho da semente tem pouca influência na produção. O produtor pode optar entre diferentes classes de sementes. Esta escolha depende de fatores econômicos, do objetivo da cultura e das condições de crescimento existentes no local. Uma batata-semente grande produzirá mais caules.
No entanto, uma tonelada de batatas-semente grandes produzirá menos caules do que uma tonelada de batatas-semente pequenas. Uma batatasemente grande tem a vantagem de dispor de reservas adicionais em tempo de seca, frio, calor ou num leito de sementes de qualidade inferior. Neste tipo de condições de crescimento, a batata-semente grande será mais fi ável do que uma pequena. Os tamanhos pequeno e grande diferem normalmente no preço.
O agricultor pode calcular a opção mais rentável se multiplicar o preço pelo número de quilogramas necessários obterá o investimento em quantidade de sementes. Com o pré-tratamento correto e de acordo com o tamanho, os tubérculos de semente devem produzir entre 3 a 6 brotos pequenos e fi rmes na hora da plantação.
De que forma se pode calcular a quantidade de batatas-sementes necessária? Além da área de superfície do campo, há dois fatores que desempenham um papel importante neste processo:o número de caules necessários por metro quadrado e o tamanho dos tubérculos de semente.
Quando se deseja obter uma colheita de sementes de tamanho pequeno (28-45 mm) deve-se programar uma densidade elevada de caules. Dependendo da variedade, do solo e do clima, serão suficientes cerca de 30-45 caules por metro quadrado para atingir este objetivo. Para se obter uma proporção elevada de tubérculos grandes destinados a serem vendidos para a indústria de processamento de batatas fritas, são necessários cerca de 15-20 caules por metro quadrado. Neste último caso, serão suficientes quatro batatas-semente com quatro brotos bons para um metro quadrado. Se o peso médio da batata-semente subir para 50 gramas, serão necessários 2.000 quilos de batata-semente por hectare (4 batatas-semente x 50 gramas x 10.000 metros).