Em noite de festa e confraternização, empresas vencedoras do recebem troféus e comemoram os 15 anos do prêmio.
Há exatos 15 anos começava através da Revista Rural a premiação do “Top of Mind Rural”, um dos prêmios mais importantes do setor, que premia as marcas que estão sempre na cabeça dos agricultores e pecuaristas – nesta edição foram entrevistados 1.180 pessoas. Para a comemoração deste marco importante e a entrega da 15ª edição dos troféus Top of Mind, foi realizada no Espaço Ágappe, em São Paulo (SP), no dia 5 de julho a festa de premiação. O evento reuniu entre seus convidados, diversos diretores, gerentes e profissionais de marketing de empresas e agências ligadas ao agronegócio.
Uma das grandes campeãs desse ano com quatro prêmios (Vermífugos, Vacinas, Vacina Reprodutiva e Hormônios para IATF), a Pfizer Saúde Animal a cada edição que passa se consolida com uma forte empresa no Top of Mind. “O reconhecimento da nossa marca é resultado de um trabalho baseado em alguns pilares, entre eles, as intensas atividades de campo que a Pfizer realiza e ações diferenciadas no marketing, focado em um contato direto com o pecuarista”, explica Rodrigo Fávare, gerente de marketing da unidade de negócios bovinos e equinos da Pfizer Saúde Animal. Fávare completa dizendo que os quatro prêmios vencidos significam que cada vez mais a linha de produtos da Pfizer está sendo mais utilizadas pelos produtores rurais do País.
Também com quatro prêmios neste ano – Vacinas para Aftosa (Oleovac), Carrapaticida e Antimosca-dos-chifres (Butox) e Estimulador de Cio (Ciosin) – a MSD Saúde Animal se sagrou como uma das grandes vencedoras do Top of Mind. “Nosso trabalho tem um foco especial que está na satisfação do cliente. Então creio muito que a partir dessa satisfação está ligada com uma consolidação e uma eficiência da marca. Na marca em si, há muitos produtos que já temos há muito tempo no mercado como, por exemplo, o Butox, a Oleovac, o Ciosin. Estas são marcas que para nós tem tradição e mercado reconhece como produtos que espelham a eficiência e como verdadeiros produtos de qualidade. E como nós conseguimos essa fidelização por nossa marca? Através de trabalho em campo, na agregação de serviços ou mesmo na apresentação dos produtos e na explicação de como eles funcionam. Isso é o mais importante para nós”, declara Aurélio Carmona, gerente de Custos e Planejamento Financeiro da MSD Saúde Animal.
No campo da agricultura, a empresa Syngenta garantiu o prêmio Top of Mind nas categorias Tratamento de Sementes e Nematicida. “Ao longo dos anos, o excelente desempenho de nossos produtos vem por meio dessa premiação, sinal que ano a ano conquistamos cada vez mais a confiança dos produtores”, afirma João Carlos da Silva Nunes, gerente Seed Care Institute Latin America. Para Eduardo Romano, da Syngeta se disse muito feliz porque a tecnologia Avicta Completo, lançada há apenas dois anos, conquistou o primeiro lugar na categoria Nematicidas. “Essa premiação vem de um resultado conjunto com os veículos de comunicação, em especial da Revista Rural. Além disso, o produto chegou ao mercado para resolver um problema que até aquele momento não havia solução. Desde então, nossas ações são feitas em todo o Brasil, mostrando ao agricultor que o problema dos nematoides é de fato muito maior do que ele imagina”, completou Romano.
Outra empresa reconhecida no Top of Mind foi a Coimma. A empresa, vencedora pela 14ª vez, o que é bastante difícil seguiu na liderança nas categorias Troncos e Balanças. “O prêmio é uma referência para nós. Estamos felizes, uma vez que a premiação considera a nossa marca, que é o grande valor da empresa. O trabalho de marketing realizado, especialmente na parte da publicidade, foca em ofertar soluções para o pecuarista. Por isso, a cada ano aprimoramos essas soluções, para continuarmos essa conquista Top of Mind”, diz Paulo Cesar Dancieri Filho, diretor de desenvolvimento da Coimma.
Uma das grandes surpresas desta 15ª edição do Top of Mind ficou por conta da Stihl, que assumiu a liderança e levou pra casa o troféu na categoria Roçadeiras com 13,45% dos votos. Além disso, a empresa manteve seu desempenho levando para a casa o prêmio em Motoserra (18,25%). “O reconhecimento que a Revista Rural proporciona para a nossa empresa demonstra uma íntima relação que a marca Stihl tem com o homem do campo, que é de fato quem produz mesmo. E isso é o fruto de um trabalho de muitos anos, de excelência em serviços, de uma política de atendimento forte às necessidades do cliente e, cada vez mais, na busca por soluções com a agregação de tecnologia que visem a melhorar a produtividade e realmente atender, da melhor forma possível, o homem do campo, este que está espalhado por todo o País”, comemora Rafael Zanoni Soares, gerente de Marketing da Stihl.
Na modalidade Banco Privado, quem se manteve pelo quarto ano seguido na liderança foi o Bradesco, eleito pelos entrevistados com 30,45% das respostas. José Ramos Rocha Neto, diretor departamental Bradesco disse estar muito orgulhoso por novamente estar recebendo o troféu do Top e declarou: “O banco já nasceu no berço do agronegócio, no interior do Estado de São Paulo. Ao longo dos anos nos mantemos atuando forte no setor. Estamos sempre com a nossa presença nos principais eventos e feiras do segmento. Como resultado: a consagração de instituição financeira privada mais lembrada pelo produtor rural”.
Quando o assunto foi a categoria Armazenagem. Deivis Voltani, supervisor comercial da Kepler Weber subiu ao palco para buscar o troféu e logo após declarou: “Nós temos trabalhado fortemente para firmar a nossa marca junto ao produtor rural. Eu encaro isso como um desafio contínuo manter a marca como o top entre os concorrentes do mercado”.
A Dow AgroSciences repetiu o feito de 2011, e levou pra casa com 32,45% o troféu de Defesnivos para Pastagem. Para o gerente de Marketing da linha de pastagem da Dow, Marcello Cunha para manter essa lembrança na cabeça do produtor o trabalho é tirar um pouco o foco do produto e do benefício que ele traz em si e colocar o foco em cima de tudo que a companhia oferece no portfólio de demais produtos, serviços, difusão de novas tecnologias e assistência técnica. “Todos os programas de marketing que o grupo tem desenvolvido, então a gente tenta associar tudo que a companhia faz debaixo dessa marca “guarda-chuva” que é a marca Dow AgroSciences”, declarou Cunha. Ele ainda comentou que esta na Dow a bastante tempo e no passado a empresa tinha uma fortaleza muito grande nos produtos. Então a Dow ficou muito conhecida com produtos como Tordon, depois veio o Plenum. “Na verdade, isso foi resultado de um trabalho estruturado para realmente fortalecer a marca a Dow AgroSciences”, finalizou.
As premiações nas categorias Colheitadeira e Plantadeira, vencidas novamente pela John Deere, foram dadas a Santiago Larroux, Diretor de marketing da empresa. Larroux declarou que a empresa se sente muito feliz e honrada porque completa 175 anos de história, e continua a vencer prêmios da importância do Top of Mind. Para ano que vem voltar a receber o prêmio na festa do Top, Larroux acredita que o sistema da John Deere é muito forte. “Tenho certeza que ano que vem vencermos novamente. Vamos continuar a manter bom contato com os clientes que sem dúvidas, são muitíssimo importantes para nós”.
Com o maior índice de votação na pesquisa deste ano (51,45%), a Matsuda pela 15ª levou pra casa o troféu na categoria Sementes para Pastagem. Para a Diretora da empresa, Helena Keiko Matusda o prêmio é muito importante, pois a Matsuda sempre procura ser parceira do produtor. “Vale lembrar nosso investimento em tecnologia. Somos quem inovou com as sementes, e sempre damos assistência ao produtor. Através do canal Matsuda, buscamos sempre inovações e levar variedades que tenham qualidade, lançando variedades que são sucesso”, declarou Keiko.
A Case IH, empresa referência em colhedora de cana, levou pra casa mais uma vez pelo público leitor da Revista Rural e garantiu a premiação como a mais lembrada na categoria Colhedora de Cana com 24,45% dos votos. “É referência um prêmio como este, pois ele coroa o trabalho feito e esperamos vencer sempre”, comenta Leonardo Ramos Barbieri, gerente de negócios cana-de-açúcar da Case IH. Barbieri ainda diz que a empresa foca o cliente e tenta ser sempre pioneira naquilo que faz. “Fazemos um atendimento aberto ao público. Buscamos ser referência, porque sempre fomos próximos aos clientes e procuramos sempre escutá-lo”, finaliza.
A Nogueira foi a festa receber os dois prêmios que recebeu na última edição do Top of Mind. A empresa levou pra casa os troféus nas categorias Enfardadeiras e Colhedora de Forragem (15,22% e 13,45%, respectivamente). Para o consultor de vendas da empresa, Fábio H. Canella o trabalho que a Nogueira emprega em aprimoramentos, é fruto da qualidade dos produtos. “Vencer novamente o Top é muito importante, pois o prêmio consagra nossos produtos e nossa relação com nossos clientes. E com essa vitória, temos que manter a continuidade de melhoria junto aos clientes, desenvolvendo produtos no mesmo segmento”, comentou Canella.