A pesquisa Top List Rural faz dez anos e mostra que o produtor do campo tem se pautado pelo tradicionalismo na hora de adquirir os produtos necessários à atividade agropecuária.
EDUARDO GUIMARÃES, GERENTE DE TRATAMENTO DE SEMENTES DA SYNGENTA.
ELCIO INHE, TEAM LEADER DA UNIDADE DE NEGÓCIOS BOVINOS, PFIZER SAÚDE ANIMAL.
MARCEL TORRES, GERENTE DE MARKETING DA SEMENTES AGROCERES.
ANTONIO SMITH, DIRETOR DE PROTEÇÃO DE CULTIVOS DA MONSANTO DO BRASIL.
PAULO RICARDO TOMAZELLI, DIRETOR EXECUTIVO COMERCIAL DA GERDAU AÇOS LONGOS BRASIL.
FRANCISCO PEREIRA, DIRETOR DE MARKETING DA UNIDADE FERTILIZANTES DA BUNGE BRASIL.
JULIANO SABELLA, GERENTE DE MARKETING DA TORTUGA.
OSWALDO MARQUES, GERENTE DE MARKETING E RELACIONAMENTO DA UNIDADE DE PROTEÇÃO DE CULTIVOS DA BASF PARA O BRASIL.
JOÃO PONTES, DIRETOR DE MARKETING DA JOHN DEERE.
Há uma década nascia a ideia de prestigiar os produtos que, de fato eram a escolha do produtor rural, tratava-se da pesquisa Top List Rural, realizada pela Revista Rural. Diferentemente da pesquisa que media a lembrança das marcas do agronegócio, o Top of Mind Rural, que em 2001 já estava em sua 4ª edição, o Top List era uma iniciativa de ser um termômetro das preferências do agricultor e do pecuarista – o público leitor da Rural. De lá pra cá, a pesquisa se consagrou, amadureceu e, agora, revela uma lista de 15 marcas que, definitivamente, são as escolhas do homem do campo.
Agroceres, Matsuda, Manah, Nogueira, Massey, Gerdau, Coimma, Purina/Presence, Tortuga, CRV Lagoa, DeLaval, Agrovet, Ciosin e Banco do Brasil são as marcas decenárias que foram destaque ao longo desse período de pesquisa. De fato, todas ganharam 11 vezes, no entanto, elas constituem o grupo que simboliza o aniversário de 10 anos da pesquisa Top List Rural. Neste ano, foram enviados 1.500 questionários por e-mail em 1o de setembro, dos quais, 1.163 foram devidamente respondidos pelo público leitor da revista até 3 de outubro (prazo máximo de fechamento da pesquisa). Ao final, a faixa de distribuição de amostragem para o Top List Rural ficou em 32% para a região Sudeste, 36% para o Centro-Oeste, 18% para o Sul e 14% para o Norte e o Nordeste.
A novidade este ano, foi a inclusão de duas categorias – Nematicida e Hormônios para Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Ao todo, a pesquisa contempla as preferências do público rural em 45 categorias entre produtos, insumos e bens duráveis próprios da agropecuária.
As estreantes
Com 3% de votos de preferência, Avicta da Syngenta fora o destaque na categoria Nematicida. A empresa já vem se consagrando a preferência do público desde 2007 quando o assunto é tratamento de sementes. Nesta específica categoria, este ano, a multinacional da área de defensivos agrícolas conquistou 13% dos votos, a partir da citação de Cruiser, produto que atua na proteção da semente antes do plantio.
“Recebemos com muita alegria o resultado do Top List Rural 2011, com duas grandes estrelas da nossa estratégia de tratamento de sementes, Cruiser e Avicta Completo, sendo coroadas com a preferência dos leitores”, diz Eduardo Guimarães, gerente de Tratamento de Sementes da Syngenta. “Esse reconhecimento corrobora com os resultados de vendas desses produtos, que têm apresentado crescimento significativo em participação de mercado”. Para Guimarães, o nematicida da empresa cria um novo segmento de mercado, ao garantir uma solução que possa integrar o manejo de controle dos nematoides – pragas que têm causado muitos danos em áreas de soja, milho e algodão. “Em algodão, por exemplo, Avicta Completo foi um grande sucesso de vendas na última safra, colocando a Syngenta na liderança de mercado em tratamento de sementes nessa cultura. No lançamento em soja e milho neste ano, as vendas já superam em 70% as expectativas”, contabiliza.
Já quando a estreia está relacionada a ferramentas para o auxílio da reprodução animal, uma marca tradicional, nesse caso, foi repercutida na pesquisa. Na nova categoria Hormônios para IATF, com 12% de escolha, ganhou o CIDR, da Pfizer.
A empresa tornou-se uma referência ao pecuarista, que vem confiando em longa data nos produtos que levam essa marca. Um exemplo disso foi o mérito obtido nas categorias Vermífugo, com o produto Dectomax, que teve 37% dos votos; Vacinas, na qual a marca Pfizer foi citada por 32% dos participantes da pesquisa; e Vacinas reprodutivas, com CattleMaster, que fora a preferência de 12% do público.
“É com imensa satisfação que recebemos a notícia sobre o excelente desempenho dos produtos da Pfizer Saúde Animal em quatro categorias do Prêmio Top List Rural 2011”, avalia Elcio Inhe, team leader da unidade de negócios Bovinos da empresa. “Figurar com Dectomax, CattleMaster, CIDR e as vacinas Pfizer entre os produtos preferidos pelos pecuaristas, técnicos e veterinários é um dos maiores reconhecimentos que podemos receber por nosso trabalho. Acreditamos que a força de nossas marcas é resultado da visão global do segmento que procuramos ter e de nossa busca constante em entender e atender, verdadeiramente, os anseios dos consumidores”.
Entre os pontos que explicam o sucesso da empresa, Inhe destaca o investimento constante em pesquisas inovadoras e desenvolvimento, alinhado às necessidades dos mercados; a intensa e contínua presença no campo, inclusive com ações de educação continuada; uma estrutura de distribuição que abrange todo território nacional; e, ainda, ações de marketing bem definidas.
Os decenários
Sementes Agroceres, do grupo Monsanto, reflete a boa semeadura na época de plantio – a marca é uma das que tiveram destaque contínuo desde quando o Top List Rural foi criado. Na pesquisa deste ano, ela foi a preferência de 31% dos leitores na categoria Sementes. “Esse reconhecimento é a prova de que o trabalho de compreensão das necessidades do produtor brasileiro tem sido feito da melhor maneira possível”, afirma Marcel Torres, gerente de Marketing da Sementes Agroceres. “Com isso, conseguimos oferecer um mix de produtos e tornar a decisão do produtor mais assertiva para uma safra de bons resultados”.
Monsanto também é referência em herbicida – desde 2004 com a criação desta categoria, Roundup tem sido o campeão invicto. Este ano ele se sobressaiu com 26% dos votos. Para Antonio Smith, diretor de Proteção de Cultivos da Monsanto do Brasil, os produtos da família Roundup contemplam a combinação dos mais modernos surfactantes existentes no mercado, o que confere, portanto, maior rapidez de absorção e, por consequência, uma translocação mais rápida do produto dentro das plantas daninhas. “Ficamos orgulhosos em oferecer aos agricultores brasileiras soluções agrícolas sustentáveis que produzam mais, que preservem o uso de recursos naturais e que melhorem a qualidade de vida das pessoas”.
Se adubando, tudo dá, a campeã em Fertilizantes tinha de ser então Manah, do grupo Bunge. A marca é a preferência tem destaque na preferência na hora da aquisição desse importante insumo para o estabelecimento e os ganhos em produtividade da lavoura brasileira. Este ano, a marca ficou com 50% dos votos. “Temos orgulho de, mais uma vez, receber o prêmio Top List para a marca Manah”, declara Francisco Pereira, diretor de Marketing da Unidade Fertilizantes da Bunge Brasil. “Além do prêmio Top of Mind, que há mais de 10 anos a Manah vence consecutivamente como a marca mais lembrada, o Top List é a confirmação e o reconhecimento do produtor rural de todo nosso trabalho. Além da marca mais lembrada, somos efetivamente a marca preferida. Todo esse reconhecimento da marca Manah é um trabalho construído ao longo do tempo. O segredo do sucesso da marca se deve ao respeito que sempre tivemos pelo produtor rural. A forma como atendemos nosso clientes, como valorizamos a qualidade de nossos produtos”.
Já quando o assunto é arames, em dez anos, pode-se dizer que a preferência é Gerdau. A empresa, referência em construção civil no País, conquistou um status poderoso também no ramo agropecuário – e detém uma das médias mais altas em todos os anos da pesquisa, com 61%. Este ano, ela conquistou 49% de votos na categoria Arames. A empresa também foi destaque este ano na categoria Telas, com 6%. “As premiações atestam a credibilidade da Gerdau junto aos nossos clientes e revendedores, e reforçam ainda mais nosso compromisso em garantir produtos competitivos e de qualidade”, ressalta Paulo Ricardo Tomazelli, diretor executivo comercial da Gerdau Aços Longos Brasil. “A satisfação do consumidor é prioridade absoluta para a nossa empresa, que trabalha continuamente para oferecer produtos e serviços inovadores e com qualidade superior, de forma a atender necessidades específicas e contribuir para o aumento da competitividade”.
Outro destaque desses 10 anos de Top List Rural foi a Tortuga, empresa voltada à área de nutrição animal. Na categoria Sal Mineral, ela fora a grande campeã. Este ano, ela ficou como a preferência de 48% dos votos. “A Revista Rural é uma publicação conceituada e referência no mercado. Ser, novamente, lembrado pelos leitores reforça que estamos ao lado dos produtores e no caminho certo. Investir em inovação, pesquisa e desenvolvimento de soluções, como os minerais orgânicos, contribui com o crescimento do agronegócio. É esse o nosso objetivo”, atesta Juliano Sabella, gerente de Marketing da Tortuga.
Destaques na lavoura
Desde que foi criada a categoria Fungicidas em 2004, uma marca e um produto foram o destaque, o que, de fato, representam uma coisa só, nesse caso, a Basf. O nome da empresa química alemã, que agora faz 100 anos no Brasil, configurou até 2006 como a preferência do público quando o assunto era fungicida. De 2007 pra cá, Opera, a marca do produto da Basf, ganhou maior peso e, desde então, tornou-se a referência na categoria. Este ano, ele obteve 11% dos votos.
“Opera hoje é sinônimo de qualidade e eficiência no controle de doenças”, diz Oswaldo Marques, gerente de Marketing e Relacionamento da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para o Brasil. “Continuamos nos esforçando muito para que o agricultor comprove o diferencial do nosso produto e consiga ter uma lavoura livre de doenças. Além disto, estamos conseguindo, ao longo destes anos, demonstrar e comprovar aos nossos clientes que Opera não é um produto apenas para controle de doenças e que o mesmo ainda melhora a qualidade da lavoura através dos efeitos AgCelence, fazendo com que as plantas apresentem efeitos fisiológicos positivos e permitindo com que a lavoura expresse todo o seu potencial genético de produtividade”.
Já nas categorias Colheitadeira e Plantadeira, a preferência foi uma só – John Deere. Com 22% e 27% de votos, respectivamente, a montadora de máquinas e implementos agrícolas, e, recentemente, de construção civil, já era destaque no quesito plantadeiras desde 2006. O reconhecimento no campo de colheitadeiras foi dado pela primeira vez em 2003, quando a empresa obteve porcentagem semelhante de votos desta 11ª edição do Top List Rural. Agora, a John Deere volta a ser a preferência na hora de comprar uma colheitadeira.
Para João Pontes, diretor de Marketing da empresa, o plantio e a colheita são momentos decisivos que definem o resultado do produtor rural. Obter a maior produtividade de uma plantação e a melhor qualidade dos grãos são fatores críticos para um melhor retorno financeiro. “Nesse sentido, é muito importante para nós o que a pesquisa mostrou – o reconhecimento, pelos produtores, das vantagens da tecnologia John Deere”.