Mercado de aves de postura ganha novo dinamismo em produção e comercialização após a assinatura de um acordo entre a Embrapa Suínos e Aves e a Gramado Avicultura para o desenvolvimento de linhas comerciais de galinhas poedeiras.
Foi durante a 33ª Exposição Internacional de Animais (Expointer 2010), realizada em Esteio (RS), que o mercado de poedeiras passou a ter um novo ânimo. No dia 2 de setembro, o evento serviu de palco para a assinatura de uma importante parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade Suínos e Aves – e a Gramado Avicultura. O acordo contempla a comercialização de duas linhagens de poedeiras desenvolvidas pela unidade, a Embrapa 031 e a Embrapa 051, e vem solucionar um problema antigo antes sofrido pela instituição relacionado à questão da logística de produção, distribuição e pós-vendas.
De acordo com o chefe adjunto de comunicação e negócios da Embrapa Suínos e Aves, Gilberto Schmidt, o principal papel da empresa de pesquisa nesta parceria é a transferência de tecnologia para a seleção das linhagens, portanto, a estratégia de melhoramento genético é de responsabilidade da instituição. Ela conta que a unidade tem uma história de sucesso na comercialização deste material ao longo de dez anos para diversos Estados. “Mas ela acabou ficando estagnada em função das dificuldades de inserção no mercado e, principalmente, na dificuldade de se ter uma efetiva ação pós-venda. Agora, os contratos já estabelecidos para a multiplicação dos produtos, feitos anteriormente ao contrato, foram repassados para a Gramado Avicultura, que passa a atender os clientes da Embrapa”, explica.
Apesar da assinatura do convênio ter ocorrido no ano passado, Schmidt lembra que a disponibilidade dos produtos envolvidos no contrato teve início no ano 2000, com a comercialização de matrizes e que neste período vários acordos foram estabelecidos. “As vendas feitas diretamente pela Gramado Avicultura começaram nos meses de setembro e outubro, com o fornecimento de oito mil matrizes da Embrapa 051, que, em 2010 produziram uma média de 80 mil pintainhas por mês. A expectativa de crescimento é da ordem de 20% na comercialização de matrizes ao ano. Além disso, está prevista para janeiro a comercialização do primeiro lote de avós da Embrapa 051, com ampliação da produção e comercialização de matrizes a partir de setembro deste ano”, ressalta.
Segundo ele, o potencial mercadológico da parceria está atrelado ao grau de competitividade das linhagens, para as principais características de interesse econômico e também a ações de marketing e atendimento pós-venda. “Estes são segmentos que, até então, a Embrapa não detinha competência e que estão sob a responsabilidade maior da Gramado Avicultura. O dimensionamento do programa permite que a parceria atenda toda a demanda nacional por matrizes de postura para este mercado específico”, aponta ele, destacando ainda que para o ano de 2011 o grande desafio é ampliar a rede de comercialização a nível nacional e buscar novos mercados no Mercosul e África.
“Um primeiro contato com a Primazzia Agropecuária, de Angola, abriu a oportunidade de a mesma ser um pólo de multiplicação e distribuição dos produtos envolvidos na parceria. O desenvolvimento de novos produtos está ligado ao êxito das parcerias e futuras demandas. A maior possibilidade está na transferência futura do frango colonial Embrapa 041, que após alguns ajustes poderá ser disponibilizado para o mercado através do presente convênio”, completa.
Melhoramento genético
O projeto de melhoramento genético de aves realizado pela Embrapa Suínos e Aves, localizada no município de Concórdia (SC), conforme Gilberto Schmidt, tem como foco a geração de produtos específicos para atender, principalmente, os nichos de mercado da agricultura orgânica, agroecológica, colonial (caipira) e, nos últimos anos, para atender projetos de desenvolvimento regional sustentável, com vistas à agregação de renda a grupos organizados de produtores. “Devemos salientar que o objetivo está no apoio a projetos sustentáveis, que se enquadrem nas normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a produção e comercialização dos produtos com garantias de qualidade e segurança para o consumidor. A logística de produção e distribuição dos produtos eram um dos principais gargalos da Embrapa Suínos e Aves. Neste sentido, a parceria veio a fortalecer este segmento”, observa.
Por fim, ele salienta que as ações de melhoramento continuam no mesmo ritmo, com a seleção de cada linhagem para os objetivos que ela desempenha na formação do pacote genético. Ele observa que os avanços alcançados a cada geração de seleção estão em fase de análise, mas que entre os objetivos de seleção os que têm sido enfatizados e que têm determinado ganhos significativos a cada geração são a produção e peso dos ovos, melhorias na conversão alimentar e idade a maturidade sexual.
Embrapa
Essa poedeira comercial produz até 310 ovos castanhos por ano, com peso médio de 59 gramas, das 21 até 80 semanas de idade. Possui alta viabilidade, com peso médio ao final da postura de 2,350kg e consumo total de ração de cerca de 54kg, ao longo de toda a vida. Por ser ave de tamanho maior do que as demais ofertadas no mercado nacional, é adequada para criações rústicas, podendo ser alimentada com dietas mais baratas, especialmente nos casos de criações em piso.
Comparando-se com outras poedeiras do mercado, a Embrapa 031 possibilita uma redução nos custos da alimentação de R$2,60/ave instalada.
A poedeira colonial Embrapa 051 oferece uma produção superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica é que ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves.