De acordo com o diretor de redação da Revista Rural, jornalista Flávio Albim, os resultados da sétima edição do Top List ratificaram o prestígio da maioria das marcas e produtos que vem se destacando em todas as outras edições anteriores.
“Muitas dessas marcas são verdadeiras instituições e, mesmo com o agronegócio passando por significativas transformações nestes últimos anos, a imagem das principais marcas e produtos vem-se mostrando inabaláveis”, avalia Albim. Marcas como Purina, Gerdau, Manah, Massey Ferguson, Matsuda, Basf, Syngenta, Lagoa da Serra e Coimma, entre outras, vem garantindo um lugar cativo na pesquisa, em muito, graças não só a elevada qualidade de seus produtos mas também às ações para atender plenamente todas as necessidades dos consumidores.
“Uma venda, hoje, não começa e nem termina no balcão de uma loja. Todo trabalho de marketing e assistência dada na pré e pós-venda ajudam a garantir a confiança e a preferência do cliente. A competição está cada dia mais acirrada e só quem se mantiver atendo ao que o mercado pede vai continuar forte”, sentencia.
O reconhecimento vindo através do Top List, porém, serve como um indicador positivo do acerto na escolha dos caminhos a seguir. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte do Top List Rural 2007, pois trata-se de um reconhecimento que vem diretamente do campo. O resultado da pesquisa aponta que estamos na direção certa e continuaremos a trabalhar intensamente para levar o que há de mais moderno para o manejo de pragas agrícolas em diversas culturas e de Norte a Sul do Brasil”, comemora o gerente de portfólio inseticidas da Bayer CropScience, Mauro Alberton. A Bayer venceu na categoria inseticidas.
Restrita exclusivamente a leitores regulares da Revista Rural, a distribuição dos questionários do Top List seguiu, percentualmente, a mesma representação por região da circulação da revista, critério semelhante estabelecido também para a execução do Top of Mind no meio do ano. Assim, foram 42,0% da região Sudeste (SP, MG, RJ e ES) , 27,0% da região Centro-Oeste (MT, MS, GO e TO), 19,0% da região Sul (RS, PR e SC), 4% da região Norte (PA, AM e RO) e 8% da região Nordeste (BA, PE, CE e PI).
Essa distribuição, aliada a rigorosos métodos de controle, garantem um resultado preciso, sem distorções ou manipulações de qualquer tipo. “Chegamos a enfrentar problemas nos primeiros anos da pesquisa, quando o acesso aos questionários era aberto. Uma vez recebemos mais de 150 questionários de uma única cidade, bem pequena, na região Sul do país que, coincidentemente, sediava uma grande empresa de produtos agropecuários. Tivemos que identificar e desconsiderar todos eles na hora da apuração”, conta, lembrando que, também havia há alguns anos questionários enviados em duplicidade.
“Hoje, porém, isso é quase impossível de acontecer. Para responder em duplicidade, a pessoa teria que utilizar outro nome e outro RG e CPF, porém, a RW Teleserviços, empresa responsável pela tabulação dos resultados, utiliza um software que, não apenas bloqueia as duplicidades mas rejeita CPFs inválidos, ou seja, aqueles que não correspondam ao nome da pessoa inscrita na ficha. Além disso, como as fichas são enviadas por nós a um universo pré-determinado, casos de questionários de pessoas fora dessa lista são cuidadosamente analisados e, sob qualquer indício de irregularidade, são descartados”, garante Albim.
Por se tratar de uma pesquisa relativamente longa, a Rural procura sempre criar ações que motivem o preenchimento e re-envio dos questionários. “Este anos, demos um plus de seis meses na assinatura de quem respondesse o questionário. A adesão foi impressionante, muito positiva, quase 560”, comemora. O diretor da Rural lembra que no Top Listi não há qualquer indução nas respostas, ou seja, não são dadas alternativas para o pesquisado. Entretanto, como o questionário é preenchdio sem a presença de um entrevistador e sem prazo para sua finalização, o participante pode até mesmo fazer consultas antes de responder, ao contrário do Top of Mind, quando o que vale é a primeira resposta do entrevistado, certa ou errada.
Resultados
Os números finais do Top List coroaram a maioria das marcas já consolidadas na pesquisa. A Massey Ferguson, por exemplo, vencedora em todas as sete edições na categoria tratores, repetiu a dose mais uma vez, com 23%. No Top of Mind, realizado há mais tempo, 10 anos, a Massey é uma das marcas que realizaram a proeza de vencer em todas as dez edições.
Outra deca-campeã do Top of Mind, a Purina, manteve com a folga habitual seu domínio no mercado de rações, refletindo no resultado do Top List. Este ano, ela fechou a pesquisa com impressionantes 51%, ficando bem próxima de levar o título de Top do Top, conferido as marcas que obtém o maior número de indicações absolutas, entre todas as categorias. Na pecuária, o feito foi repetido mais uma vez pela Gerdau, Top do Top e vencedora em duas categorias: arames, com 62%, e pregos, com 29%. Em agricultura, a performance que garantiu o Top od Top foi a da Manah (43%), fertilizante da Bunge, que já havia ganho o titulo em outras edições.
A Gerdau não foi a única a obter vitória em mais de uma categoria. A Syngenta, com Cruiser e Vertimec (respectivamente em Tratamento de Sementes, com 12%, e Acaricidas, com 11%), e a Coimma, vencedora em Troncos (26%) e Balanças (28%) , também terminaram com expressivo resultado.
Já a Basf ganhou em apenas uma categoria, Fungicidas, com seu produto Ópera (26%). Entretanto, a Basf foi a empresa que obteve o maior número de produtos citados nas diversas categorias em que atua. Foram quatro produtos em Fungicidas, dois em Inseticidas e dois em Herbicidas. Matsuda, campeã em todas as edições após a criação da categoria Sementes para Pastagem, e a Lagoa da Serra, líder no Top List e no Top of Mind em Inseminação Artificial, também tiveram destacada participação este ano.
Top List x Top of Mind
Co-existindo há sete anos, a pesquisa Top of Mind Rural e o Top List, divulgadas com um intervalo de cinco meses entre elas, ainda causam certa confusão em boa parte dos profissionais de marketing. Por essa razão, Flávio Albim faz questão de ressaltar suas significativas diferenças: “Ao contrário do Top of Mind, onde o que vale é a força dos nomes de marcas e produtos junto ao público, o Top List Rural é uma espécie de eleição, onde o leitor da revista escolhe seus produtos e marcas preferidos. No Top of Mind a resposta é imediata, pois vale o que vier primeiro a cabeça do entrevistado. No Top List, a resposta é por escrito, por formulário preenchido na revista ou no site.
O leitor pode pensar antes de responder ou pesquisar e confirmar nomes junto a seus funcionários ou fornecedores para dizer exatamente os produtos que utiliza e aprova. Deste modo, não há na pesquisa do Top List entrevistas por telefone ou por abordagem direta em eventos. Todos os questionários computados vieram por carta, por fax ou por e-mail, juntamente com uma ficha com todos os dados do eleitor. No Top of Mind quem responde é o entrevistado, já no Top List ele é tratado como eleitor, não como entrevistado, e participa espontaneamente”.
Resultado
• Semente – AGROCERES – 39%
• Semente p/ Pastagem – MATSUDA – 32%
• Herbicida – ROUNDUP – 19%
• Fungicidas – ÓPERA – 26%
• Acaricida – VERMITEC – 11%
• Inseticida – BAYER – 36%
• Tratamento de Semente – CRUISER – 12%
• Sistema Pulverização – JACTO – 15%
• Fertilizantes – MANAH – 43%
• Irrigação – VALLEY – 16%
• Colheitadeira – NEW HOLLAND – 22%
• Enfardadeira – NOGUEIRA – 14%
• Trator – MASSEY – 23%
• Colhedora Forragem – JF – 8%
• Plantadeira – JOHN DEERE – 19%
• Silo – KEPLER WEBER- 32%
• Arame – GERDAU – 62%
• Tela – BELGO – 15%
• Prego – GERDAU – 29%
• Motoserra – HUSQUARNA – 21%
• Balança – COIMMA – 28%
• Tronco – COIMMA – 26%
• Ração – PURINA – 51%
• Sal Mineral – TORTUGA – 47%
• Inseminação – LAGOA – 48%
• Brinco – ANIMALLTAG – 21%
• Ordenhadeira – DE LAVAL – 25%
• Tanque Resfriamento – DE LAVAL – 12%
• Antibiótico – AGROVET – 21%
• Estimulador de Cio – CIOSIN – 75%
• Anti Môsca do Chifre – TOP TAG – 9%
• Carrapaticida – TOPLINE – 16%
• Vermífugo – DECTOMAX – 25%
• Vacina – PFIZER – 21%
• Anti-Mastite – BAYER – 21%
• Crédito Rural – BANCO BRASIL – 62%
• Picape – FORD – 21%
• Caminhão – VOLKSWAGEN – 21%
• Pneus Agrícolas – GOODYEAR – 32%
• Energético – STIMOVIT – 18%
• Roçadeira – HONDA – 12%