Avaliar a qualidade, as perdas e a comercialização de banana na capital do estado do Tocantins, Palmas, é o objetivo do projeto “Mercado da Banana em Palmas: Qualidade, Perdas e Comercialização”. O projeto teve início em maio deste ano sendo coordenado pela Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento do Tocantins (UEP-TO) da Embrapa Cerrados.
A banana é a fruta mais produzida no estado do Tocantins. Conforme dados do IBGE até junho de 2006 foi verificada uma área plantada de 5.052 hectares, com uma produção de 35.718 toneladas.
De acordo com Suzinei Oliveira, analista da Embrapa Cerrados, estão sendo levantadas diversas informações com varejistas e consumidores por meio de entrevistas, coletas e observações visuais em supermercados, feiras e quitandas de Palmas.
Em relação à qualidade dos frutos, já foram realizadas avaliações físico-químicas no início e no final da exposição dos mesmos para venda no varejo nos principais supermercados de Palmas. Estas avaliações foram feitas no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins com a participação da professora Cilene Mendes Reges, do curso de Engenharia de Alimentos. Essa ação foi tema da monografia de conclusão de curso da estudante de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Tocantins, Audirene Amorim Santana defendida neste mês de julho.
Outros dados e informações ainda estão em fase de coleta e subsidiarão respostas para aspectos de transporte, armazenamento e comercialização do fruto. Espera-se que as avaliações sobre o mercado da banana em Palmas realizadas neste projeto forneçam aos produtores e varejistas uma série de informações que possibilitem aos mesmos melhorar suas estratégias de inserção no mercado, beneficiando com isso a população em geral já que os consumidores terão ao seu dispor frutos de melhor qualidade e de menor preço relativo nos diversos estabelecimentos de comercialização.