Em sua décima edição, o Top of Mind Rural ratifica-se como referência do marketing rural brasileiro. Sua premiação, ocorrida dia 27 de junho no Villa Country, em São Paulo, contou com a presença das principais marcas do agronegócio nacional.
O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção. Essa é uma das irrevogáveis leis do marketing, e O Top of Mind Rural ajuda a sustentar essa lei ao ser a única pesquisa do meio rural, onde o entrevistado deve responder a primeira marca que lhe vem à cabeça em diversas categorias consultadas. A pesquisa busca respostas espontâneas, sem indução. Assim, mesmo as respostas erradas ou distorcidas são consideradas para uso na apuração. O entrevistado não é obrigado a responder a todos os itens. Respostas muito demoradas também foram descartadas. Este ano a pesquisa passou de 1.016 para 1.253 entrevistados.
“Hoje a pesquisa é feita por telefone em pouco mais de uma semana, quase nem temos contato, já recebemos ela pronta. Parece muito fácil, mas no começo era muito complicado, nós íamos para o mundo entrevistar, levava quase três meses para fazer a pesquisa”, explica Flávio Albim, diretor da Revista Rural, que também completa dez anos em 2007. “Nós sempre tivemos como premissa crescer nos momentos de crise, então foram justamente nas épocas mais difíceis que a Revista Rural tomou as decisões mais importantes, criou novidades, buscou novos caminhos e consegui dar a volta por cima, sobreviver à crise e normalmente sair da crise mais forte do que quando entrou”, afirma Albim.
“O Top of Mind Rural é a confirmação da empresa se ela está crescendo, evoluindo, se está bem vista pelo público”. Assim Jorge Matsuda definiu a pesquisa que há dez anos busca fazer uma ponte entre o mercado e o trabalho de marketing que as empresas do agronegócio vêem realizando. A Matsuda venceu na categoria sementes para pastagens, e o presidente da empresa creditou a vitória ao incessante trabalho de sua equipe, a tecnologia e a produtividade. “Uma assessoria de campo para que a resposta seja aplicada com resultado e retorno também é muito importante. No agronegócio, não se pode ficar para trás. O Top of Mind Rural faz com que a empresa consolide, solidifique e dê continuidade no agronegócio, que é uma realidade desde a época da colonização. Nosso enfoque também é o segmento do agronegócio”, afirmou Jorge Matsuda.
O Marketing ensina que o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente do consumidor. Alguns vencedores do Top of Mind Rural entenderam e levam essa idéia muito a sério. É o caso da Coimma, que investe pesado em ações de marketing: “A Coimma está basicamente em todos os níveis da mídia. Nós temos propaganda em televisão, em revistas especializadas, jornais e é por esse caminho que a gente continua. A Coimma está há 56 anos no mercado graças a esse trabalho de qualidade e de divulgação, porque ninguém sabe que a empresa existe se não for através da mídia, da propaganda em geral”, afirma o diretor da Coimma, José Otacílio da Silveira. Tanta divulgação deu retorno, já que a Coimma foi o único nome a ganhar o Top of Mind Rural em duas diferentes categorias: Balanças e Troncos. “Para a Coimma, esse prêmio é muito importante, porque mostra o reconhecimento do nosso cliente com a nossa empresa, com o nosso produto. A Coimma prima muito pela qualidade dos seus produtos; para que o nosso produtor rural tenha realmente produtos que possam contribuir com a qualidade do seu rebanho, do seu trabalho na pecuária nacional e eu acho que esse prêmio é importante porque mostra toda a força da empresa, todo o reconhecimento, tanto do nosso cliente como dos nossos funcionários e da nossa empresa, que busca sempre o que há de melhor para levar para o nosso produtor rural”, explica Otacílio da Silveira.
O Top of Mind Rural 2007 mostrou que as empresas de agronegócio buscam cada vez mais a inovação na divulgação dos seus produtos. Muitas delas estão criando parcerias com canais de televisão. É o caso da Lagoa da Serra, que venceu na categoria Inseminação: “Nos somos a empresa pioneira em implantar um link direto, ao vivo com uma empresa privada. A Lagoa da Serra já está há quatro anos nessa parceria com o Canal do Boi e com certeza esse foi o divisor de águas do nosso negócio. A gente disparou no percentual de reconhecimento pelo cliente. A televisão é um instrumento fantástico de divulgação. Eu acho que sem ele você não conseguiria ter esses índices que nós temos hoje”, afirma Lúcio Cornachini, vice-presidente da Lagoa da Serra. Outra empresa que investe na parceria com a mídia televisiva é a Matsuda: “Esse projeto [também com o Canal do Boi] visa com que a tecnologia e os novos lançamentos e a produtividade seja vinculada à orientação técnica e rápida com a conscientização do produtor”, explica Jorge Matsuda.
Uma outra importante premissa do Marketing é sempre colocar o cliente em primeiro lugar. E, coincidência ou não, as empresas rurais brasileiras que venceram o Top of Mind Rural vêem como um dogma a opinião dos consumidores: “(…) além de tudo, é você poder ajudar o cliente. Entender um pouco as necessidades dele também fez o grande diferencial. Então o produto você tem que ter, agora olhar para o cliente poucas empresas fazem. Algumas empresas falam o seguinte: Esse negocio vai ser muito bom para a nossa empresa. Nós, da Lagoa da Serra, falamos: Esse negócio vai ser muito bom para o nosso cliente, porque quando é bom para o nosso cliente, vai ser bom para a nossa empresa. Então, sempre focado na necessidade do nosso cliente e eu acho que foi esse o diferencial: De poder mostrar o nosso trabalho através do Canal do Boi e também focar no negócio do nosso cliente”, diz Lúcio Cornachini. Jorge Espanha, diretor de Marketing, acredita que a Pfizer está sempre no topo por um motivo simples: “Pessoas, as pessoas é que sempre fazem a diferença. As pessoas é que sempre dão o tom”. A Pfizer venceu nas categorias Anti Mosca dos Chifres, com a marca Top Tag e Vacinas.
Estratégias de Marketing são fundamentais para o sucesso de uma empresa, e uma boa campanha é essencial para divulgar o seu produto. Mas o que para muita gente parece impensável é que uma campanha publicitária não necessita ser milionária e complexa. “Você pode fazer um trabalho de Marketing super eficiente com pouca verba, com pouco gasto. Se você for criativo, se você realmente conseguir saber o que o público consumidor quer, falar a linguagem certa e oferecer para ele exatamente o que ele está esperando ouvir, você vai ter resultados”, explica Flavio Albim.
Após dez anos, o Top of Mind Rural é visto como uma pesquisa de muita credibilidade pelas empresas do agronegócio. “Nós contabilizamos muito respeito, mas também contabilizamos muito desafeto ao longo destes anos. Tem muita empresa que não quer falar com a gente, que vai mal no Top e nos culpa por isso. Ela devia olhar para trás, olhar para o trabalho de marketing que ela faz e ver se realmente está com um projeto bem amarrado. E isso não é o quanto ela gasta. O Top é só um sintoma, o Top é um termômetro, ele não indica quem é o melhor, quem é o pior, ele simplesmente dá uma indicação de como o mercado está recebendo o trabalho que todas as empresas vêm fazendo”, afirma o diretor da Revista Rural.