Maior feira do agronegócio da América Latina fecha com R$ 710 milhões em negócios; 42% superior ao ano passado. A 14a Agrishow Ribeirão Preto, realizada entre 30 de abril e 05 de maio, movimentou R$ 710 milhões, desempenho 42% superior ao resultado da edição anterior (R$ 500 milhões).
O público atingiu 140 mil visitantes, conforme previsão já divulgada pelos organizadores. Sergio Magalhães, presidente do Sistema Agrishow, informa que o resultado da feira atingiu a expectativa dos organizadores, considerando o atual momento do agronegócio nacional.
“Crescer mais de 40% de um ano para o outro mostra extrema vitalidade do agribusiness brasileiro, um gigante que representa 1/3 do Produto Interno Bruto. Por outro lado, o resultado da Agrishow Ribeirão Preto poderia ter sido melhor, considerando os preços positivos dos grãos, como soja e milho, além das culturas perenes – laranja e café. Ocorre que os grandes agricultores ainda não se motivaram o suficiente para investir em máquinas e equipamentos”, ressalta Magalhães.
Resultados são otimistas
A 14a Agrishow Ribeirão Preto é considerada pelos organizadores como o início do período de recuperação do agronegócio brasileiro. “O campo ainda enfrenta graves problemas, especialmente a questão da dívida rural, mas é vigoroso e dinâmico. É só ter melhores condições que o ânimo dos agricultores se fortalece”, assinala Sergio Magalhães. A Agrishow é realização da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRB (Sociedade Rural Brasileira).