Realizado este ano no Villa Country, em São Paulo, a 5 de julho, a Cerimônia de Entrega do Troféu Top of Mind 2005 foi, segundo o diretor da empresa Flávio Albim, teve o mérito de ser mais seletiva e reunir um público semelhante às edições anteriores: “A pesquisa divulgada na revista e posteriormente no site continuou a mesma, apenas com algumas mudanças no número e perfil das categorias. Este ano, porém, restringimos a premiação apenas aos parceiros da Revista Rural, ou seja, as empresas que confiam em nosso trabalho, anunciam em nosso veículo e, junto conosco, vem colhendo bons resultados. Mesmo assim, a festa não se esvaziou, confirmando o crescimento da importância da pesquisa a cada ano”, afirma Albim lembrando que esta é a única pesquisa do gênero realizada no setor rural a se realizar de forma ininterrupta nos últimos oito anos, servindo como referencial inclusive para se traçar a evolução do trabalho de marketing rural desenvolvido pelas empresas. “Nem todo mundo fica contente com o resultado. Tem gente que discorda dos números ou da metodologia e até mesmo gente que não admite a possibilidade de erros em sua estratégia de marketing, sobretudo quando os números não lhe são favoráveis. A verdade é que, nesses oito anos, colecionamos também muitos desafetos por conta deste trabalho”, conta o diretor da Rural.
Há empresas/parceiros, entretanto, que vêem nesse trabalho uma boa fonte de informação para ajudar a pautar seu trabalho. Para Michel Santos, gerente de marketing da Bunge Fertilizantes, que este ano emplacou as quatro primeiras colocações com produtos seus (Manah, Serrana, IAP e Ouro Verde), o resultado serve para coroar o trabalho desenvolvido pela empresa: “Ficamos muito felizes com o resultado da pesquisa, este ano especialmente. O prêmio é fruto do esforço e da dedicação conjunta de nossas equipes, que trabalham para manter a imagem positiva das marcas junto ao agricultor. Este ano é um marco histórico para nós, visto que nossas quatro marcas estão nos primeiros lugares. Isso valida nossa estratégia e reforça nossa posicionamento pois, considerando que os mais diversos produtores foram entrevistados, nossas marcas seguem fortes em todos os segmentos trabalhados. Oferecemos opções diferenciadas aos clientes; eles nos estão prestigiando com a preferência. É, realmente, muito gratificante do ponto de vista estratégico e como superação dos desafios. Mas sabemos que temos muito a fazer pela frente para mantermos e incrementarmos essa preferência, pois nosso mercado é dinâmico e de alta competitividade”.