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Jipinho bom de lida

Com a ajuda de alguns acessórios (oferecidos pela maioria das concessionárias no ato da venda mas que não são originais de fábrica), como para-choque de impulsão – ou quebra-mato, estribo e engate traseiro, até que a sua aparência fica bem mais agressiva.

O modelo testado pela Revista Rural tinha todos esses acessórios, mais farol de milha e rack (original), e equipado com motor 1.0 Supercharger. O motor, aliás, que poderia ter sido um limitador no teste, acabou sendo uma das maiores surpresas. Com a versão vitaminada do Supercharger utilizada no Ecosport, o carro apresenta 95 cv de potência, apenas três a menos que o motor 1.6 que equipa a versão XL ou XLT com 98 cv. O que mais impressiona é que, com o Supercharger 1.0, o veículo ficou mais ágil em função da relação mais curta do câmbio, é também mais econômica que o 1.6, embora o consumo do modelo testado pela revista não tenha sido o habitual de um motor 1.0 tradicional, com seus 60 – 70 cv.

Gasta-se um pouco mais, mas em compensação não há frustração na hora em que se exige mais motor, como subir uma ladeira mais inclinada, ou mesmo trechos mais longos de serra, mesmo com o veículo carregado com 5 pessoas mais bagagem. É reconfortante para os habituados aos populares de 1.000 cc, não ter que dar a tradicional reduzida em trechos mais longos de subida. Em viagens, muitas vezes dava-se a impressão de estar a bordo de um motor mais potente alguns 1.6 disponíveis no mercado atualmente possuem menos que os 95 cv da versão vitaminada do Supercharger 1.0. Talvez um tanque um pouco maior do que o de 45 litros, garantido mais autonomia, melhorasse a vocação para estrada, para jornadas mais longas, já que funcionalidade o jipinho tem de sobra.

Em termos de estabilidade, o Ecosport também causa boa impressão. Montado sobre a mesma plataforma do Ford Fiesta, a maior elevação do utilitário em relação ao solo não comprometeu a suspensão. Firme nas curvas e sobre terrenos irregulares, o Ecosport apresentou boa absorção de impactos e baixo nível de ruído em seu interior. A largura e diâmentro dos pneus (205/65 – aro 15) contribui significativamente para garantir a boa estabilidade do conjunto, que deve ganhar em breve a tração 4×4 nas versões mais potentes do modelo.

A presença da direção hidráulica de série e a boa posição do motorista, auxiliada com regulagens de altura do volante e do banco do motorista presente no modelo testado, conferem vantagens a Ecosport no quesito dirigibilidade. Apesar de não ser um carro muito grande comprimento cm, largura 432 cm, largura 173 cm, altura 162 cm e entre -eixos 249 cm a posição de dirigir e a boa visão da área externa dão ao condutor a impressão de estar a bordo de um carro de maiores dimensões.

Em busca de Espaço

Não pense e levar muita coisa na parte interna do Ecosport. O porta malas tem capacidade para apenas 295 litros. O acesso fica facilitado em função da tampa do porta-malas ter abertura horizontal. Isso, porém, acaba se tornando um complicador na hora de abri-la em estacionamentos apertados, como em shoppings e edifícios exigindo maior distância das paredes ou de carros estacionados atrás. Há também alguns porta-objetos pequenos nas paredes laterais da tampa do porta-malas.

Mas espaço não chega a ser um problema no Ecosport. o infindável número de porta-objetos, como o localizado abaixo do bando do carona grande suficiente para acomodar cargas maiores. Utilizando o rack, a equipe da Revista Rural conseguiu, inclusive, transportar uma mesa 1,50 x 0,80 m sem dificuldades e com boa segurança. Mas a grande vedete das frescuras do carro está na área superior do painel, acima do porta-luvas: um compartimento refrigerado, que aproveita o sistema do ar condicionado ligado para manter bebidas geladas durante viagem, por exemplo. Um conforto, entretanto, oneroso, considerando que o ar-condicionado tem que ficar funcionando durante toda a viagem, o que ficar funcionando durante toda a viagem, o que pode comprometer um pouco o consumo.

No teste de popularidade, o Ecosport superou todas as expectativas. Em postos de gasolina, estacionamentos de shopping e nos semáforos, foi difícil não aparecer alguém para fazer comentário: Mas é bonitinho mesmo! A Ford acertou a mão! É muito caro? É importado?!, dizia a maioria. Embora o público alvo da Ford para o Ecosport sejam os jovens na faixa dos 30 anos, grande foi o número de senhores de mais de 50 que nos abordaram interessados no carro.

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