O velho ditado “Tamanho não é documento” parece ter sido feito sob encomenda para a Courier 1.6 XL. A picape derivada, tanto em capacidade de carga como em desempenho.
Assim como a maioria das mini picapes, derivadas de outros carros de passeio, a Courier 1.6 XL pode, erroneamente, dar a impressão de ser um veículo adaptado a um uso que não é seu original. O visual moderno e o número de assessórios e equipamentos reforçam ainda mais a imagem que esses veículos tem de serem voltados para um uso mais esportivo ou de passeio. Mas, é só exigir um pouco mais da Courier 1.6 XL, num terreno acidentado, em condições mais agressivas, para perceber que o potencial da picape Ford vai bem mais além.
Dotada do já consagrado motor Zetec rocan 1.6L-8 válvulas, a Courier tem desempenho de sobra, tanto vazia, como carregada, levando sem dificuldades até 700 quilos. As características do motor deixam a picape com excelente relação desempenho/consumo, com 95cv de potência a 5.500 rpm, e toque de 138,8 Nm/14,2 kgfm a 2.250 rpm. Respostas rápidas tanto nas saídas e retomadas de velocidade, como nos imprevistos do trânsito deixam a Courier ‘bem esperta”. Ao sair com ela vazia (sem carga), as primeiras aceleradas chegam a assustar os menos avisados, tamanha é a reposta do motor Zetec RoCam 1.6.
Uma novidade no modelo 2001 da Courier é o eixo traseiro, rígido, com molas parabólicas tipo lâmina única (uma para cada lado), com batente auxiliar. Na frente, ela apresenta suspensão independente, tipo MacPherson, com braços inferiores triangulares e barra estabilizadora. Essa suspensão, aliada ao sistema de freios hidráulico, com duplo circuito com servo assistência e válvula proporcionadora sensível a carga, garante grande estabilidade com muito ou pouco peso atrás.
São itens de série no modelo XL: direção hidráulica, ar-condicionado, sistema PATS – imobilizador anti- furto, vidros e travas elétricas, relógio digital, brake light, tacômetro, faróis de neblina, rodas de liga leve, iluminação da caçamba, rede porta – objetos atrás dos bancos, janela traseira deslizante, grade protetora no vidro traseiro e grade protetora e grade para choques pintados na cor do veículo.