Negócios

Agropecuaria.net

Uma infinidade de negócios e oportunidades está disponíveis na Internet. O setor rural parece ter sido um dos últimos a aderir ao mercado mundial dos computadores, mas já conta com uma grande gama de sites na rede.

O mundo virtual chegou ao setor agropecuário, criando um mercado diferente, com a proposta de servir como mais uma ferramenta pra pecuaristas e agricultores atuarem nos negócios rurais. Dados do USDA, o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, indicam que, em 1999, cerca de 47% das fazendas norte-americanas tinham acesso a um computador e 29% estavam conectadas á Internet, sendo que, em 1997, esse índice estava em 13% das 2,1milhões de fazendas dos países. Dessa forma, projeções apontam que, para 2001, aproximadamente 52%, o equivalente a 1,1 milhão das propriedades rurais, estarão conectadas á Internet. Para 2003, serão 1,5 milhão, o que representará 70%. Por fim, em 2005, a expectativa é de que mais de 1,7 milhão de fazendas estarão ligadas á rede, o que significará 80% do total de fazendas.

No Brasil, os números ainda são pequenos estimando-se que de 4% a 8% dos agropecuaristas nacionais tenham acesso á Internet. Um percentual que tende a crescer á medida que se descobrir o valor prático de se conectar sites voltados especialmente para o setor. Provavelmente, nossa única chance de disputar e até mesmo de sobreviver num ambiente tão competitivo é deixarmos de correr atrás do trem da história tentando alcança-lo, mas ir em busca de alguns pontos futuros onde esse trem poderá passar. Aí, sim,tomarmos a dianteira dos rumos da história, diz o coordenador do www.agrosoft.com.br, Paulo Villela, em seu estudo sobre O Impacto da Internet no Agronegócio.

O Agrosoft é um dos mais antigos sites da área rural no Brasil, no ar desde janeiro de 1996. Divulga notícias sobre o universo agropecuário, em especial sobre agroinformática, além de ministrar cursos á distância pela Internet e permitir intercâmbio de informações entre seus usuários. No mês de fevereiro, considerado fraco para Villela, o endereço registrou 33.203 páginas visitadas. Os assuntos mais consultados referem-se a qualidade de software, hidroponia, ISO 9126 (a ISO 9000 relativa a qualidade de software) e soja. Dentre os serviços do site, os interessados podem receber,gratuitamente o boletim semanal Agrosoft Online, enviado semanalmente por e-mail. Atualmente, quem mais freqüenta o site ainda é o público urbano, mas a tendência mostra o público rural irá, cada vez mais, acessar a Internet para obter informações online, aperfeiçoar-se em curso e fazer negócios, pontua Villela.

Por sua vez, no endereço www.ruralsite.com.br, o visitante encontrará, na forma de links a outros sites, informações voltadas ao setor agropecuário. Também é possível participar de fóruns de discussão de diversos assuntos e incluir, gratuitamente, produtos, serviços, eventos e trabalhos científicos. O intuito do site, segundo uma das responsáveis do ruralsite, Priscila Lotufo, é servir como ponto de partida para a busca de informações e para conseguir contatos com outras pessoas ligadas á área. No ar desde julho de 1997, o endereço computa, atualmente, cerca de 15.000 acessos por mês. Temos observado, principalmente pela grande quantidade de e-mails que recebemos, que os usuários estão bastante interessados em questões sobre novas tecnologias e alternativas para começar uma nova produção, comenta Priscila.

Na opinião dela, o setor agropecuário está se beneficiando pela facilidade e rapidez da Internet em se conseguir dados sobre os mais diversos assuntos. A internet está possibilitando que produtores de regiões distantes entrem em contato entre si e consigam se manter bem informados mesmo longe dos centro tecnológicos. Por meio longe de nossos cadastros, notamos que há um grande número de pessoas do interior do interior em contato com a gente, o que demonstra que o público rural não está fazendo uso da Internet.

Biblioteca virtual

Com o intuito de se tornar uma biblioteca virtual, o endereço www.bichosonline.com.br, criado em outubro de 1998, busca atingir não apenas o produtor rural, mas, também, os criadores da cidade, estudantes, pesquisadores e cientistas. Disponibilizando cerca de 250 artigos técnicos, o site deve chegar até o final do ano com um acervo de mil trabalhos. Para garantir a qualidade dos estudos, o Bichos Online conta com o respaldo do professor Omar Miguel, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade (Uniban), que analisa se há fundamentação para sua publicação. De acordo com o diretor Técnico do site, Ronaldo Ribeiro Mendes, a biblioteca possui os mais variados assuntos sobre animais. Os maiores volumes ficam com os segmentos comercialmente mais forte, como o de bovinos (corte e leite), equinos e pet.

Como o acesso de aproximadamente 1.400 usuários/mês, o Bichos Online disponibiliza, também, links para associações, agenda do setor, notícias mensais e uma seção de banho e tosa, com dicas para cinco raças de cães. Há, ainda, um guia de fornecedores com cerca de 10.000 empresas cadastradas, contendo um leque de 1.500 a 2.000 tipos de produtos e serviços. Funciona como uma páginas amarela para o setor. O usuário faz downloads e arquiva no seu próprio computador, explica Mendes.

No ar desde outubro do ano passado, o www.clubedofazendeir.com.br aparece como um dos sites mais completos do setor. Um verdadeiro portal em que o visitante entra em contato com questões econômicas, o comerciais e culturais do setor rural. O endereço carrega os 25 anos de experiência no universo agropecuário do diretor Superintendente, José Luiz Ballalai Cotrin, e do diretor de Relações/Mercado Agropecuário, Hélio Panzoldo de Souza – ambos trabalham no circuito Manaus/Roraima e participaram de diversas entidades de classe. Vivemos em vários `brasis`tanto, consideramos as origens, a cultura e a economia local. Afinal, o que serve para a Bahia não é indicado, por exemplo, para o Rio Grande do Sul. Temos exemplo, para o Rio grande do Sul. Temos de tratar o universo rural de forma segmentada, ressalta Cotrim.

Além disso, segundo Souza, há a preocupação de mostrar os valores d campo, deixando explícita sua importância no dia-a-dia das pessoas. Para tanto, ele diz que o setor primário aparece como o único setor que tem o poder de multiplicar de multiplicar riquezas. Com um saco de feijão, é possível colher outros 30. Por sua vez, a indústria transforma e o comércio manipula tais riquezas, mas não multiplicam.

Sem implantar uma campanha de marketing, o Portal vem registrando cerca de 15.000 pageviews/mês. Atualmente, 85% do conteúdo está disponibilizado no site, mas os diretores garantem que o endereço estará completo já a partir do mês de abril. Entre seus serviços, o Clube do Fazendeiro conta com uma seção de Notícias, que vão ao ar durante todo o dia, com hora e data marcadas. Elas ficam arquivadas por seis meses, para servir de consultoria para usuários que precisem resgatar alguma informação.

Há, também, cotações, negócios e oportunidades, um guia de fornecedores, um guia de produção e uma área reservada para a memória agropecuária. Todos levando em consideração a distribuição geográfica, com subsídios para que o produtor tenha respaldo para decidir se vale á pena investir em determinada cultura na região em que se localiza propriedade.

Informação é a matéria-prima do www.agrocast.com.br, um site desenvolvido pela Agência Estado. Exclusivo para assinantes, o endereço se propõe a fornecer notícias e análises especializadas, com o intuito de rentabilizar o negócio do produtor do produtor. Trata-se de um site pago, cujo módulo básico é composto pelas seções “Agronews”, “Finanças”, “Agenda”, “Hoje nos Jornais”, “Integras”, “Classificados”, “ Bookmarks” e “Fórum”. As opcionais “Tempo –INPE”, Tempo – EMBRAPA; e “Agropreços” (seguindo do nome de um produto agrícola: algodão, arroz, aves, bovinos, café, açúcar, citrus, milho, soja, suínos, insumos). O conteúdo é utilizado nos dias úteis das 7:30 ás 20:00, cujo acesso é feito mediante uma senha enviada por e-mail no ato da assinatura Para pessoa física, a mensalidade do módulo básico está em R$ 90,00,podendo chegar até R$ 312,00, com a junção de 13 módulos opcionais.

Business to business

Um dos site agropecuários recentes na Internet é o www.agrosite.com.br, lançado em 17 de fevereiro deste ano, com o objetivo de ser uma plataforma de negócios para produtores rurais. O acesso é gratuito e pode fazer compras direto com fornecedores, sem o pagamento de comissões. De acordo com o diretor Geral do Agrosite, Renato Skaf dos Santos, os produtores também podem formar pool de compras para realizar uma aquisição em grande volume, o que conseqüentemente baixa o preço da mercadoria. Em abril, devem entrar no ar os leilões reversos. São chamados assim, porque ao invés de se ter a oferta e os lances, agrega-se produtores interessados em comprar uma mesma mercadoria e corre-se atrás para encontrar o melhor preço. O site foi criado para trabalhar no conceito business to business, aproximando os integrantes do setor agropecuário e criando uma comunidade de negócios. Dessa forma, contribuir para aumentar a eficiência do agribusiness no País.

O teste de mercado foi realizado na Argentina como o lançamento do endereço www.agrositio.com, em novembro do ano passado. Sem divulgar números, Skaf garante que em 10 dias de Brasil, o site registrou o mesmo número de visitantes que o primeiros quatro meses da Argentina. Até o Final de 2000, objetiva-se expandir a atuação para a América Latina, chegando ao México Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Paraguai, com planos de investimentos da ordem de Us$ 16 milhões somente para este ano. De todo países, o Brasil deve representar 45% a 50% do faturamento do nosso trabalho, porque possui a maior economia, mas, também pela grande adesão ao mercado virtual, calcula Skaf.

Por fim, a FNP Consultoria & Comércio, uma das empresas mais conceituadas em agronegócios, acaba de disponibilizar seu site: www.fnp.com.br . No endereço, é possível conferir gráficos e tabelas das mais variadas estatísticas do setor rural, com a credibilidade dos dez anos de experiência da empresa. Só para lembrar, a FNP é conhecida, dentre outras atividades, pela publicação do Anualpec (Anuário da Pecuária) e do Agrianual da Agricultura).

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