Atualmente há uma forte pressão mundial para o desenvolvimento de matrizes energéticas mais limpas e o Brasil pode ganhar destaque exponencial se concentrar esforços nessa causa, já que as condições naturais da região permitem a produção de soluções renováveis.
A captura, acomodação e transporte do caranguejo-uçá das áreas de mangue do Piauí, Maranhão, Ceará e Pará até o consumidor final deve seguir um processo tecnológico desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte (PI), que se popularizou com o nome de “caranguejo verde”. O processo organiza ecologicamente a cadeia produtiva do crustáceo, garantindo padrões corretos de captura, estocagem e transporte desse animal vivo, levando sustentabilidade à atividade pesqueira.
O objetivo do evento, de acordo com Frederico Durães, gerente geral da Embrapa Produtos e Mercado, em Brasília, unidade idealizadora do evento, é mostrar ao setor produtivo oportunidades para debater, juntamente com representantes da pesquisa agropecuária e instituições públicas, sobre temas de valorização de mercado, que podem obter vantagens competitivas ao empreendedor
“as máquinas maiores e mais potentes trazem consigo mais tecnologia embarcada, ou seja, recursos de agricultura de precisão, entre outros recursos, para tornar o trabalho mais fácil, assertivo e rápido. O calendário para plantio e colheita vem, historicamente, se reduzindo, devido às necessidades de mercado”
De acordo com a Embrapa, a grande dificuldade do produtor é decidir o que fazer com os animais retirados do pasto. E, para a instituição, a resposta resume-se no planejamento e acompanhamento da produção do pasto capim-mombaça, se baseando nas alturas de entrada e saída dos animais, obtendo reserva para realocação dos animais, sempre quando não atingir a altura-meta.
A necessidade da utilização do refúgio para prolongar a vida útil das tecnologias utilizadas no campo, como por exemplo, as de característica de resistência a insetos e tolerância a herbicidas transgênicas, têm se tornado um ponto em comum entre os produtores agrícolas do Brasil.
A preocupação com a segurança alimentar e a contaminação dos grãos por agrotóxicos no Brasil têm sido amplamente discutida na atualidade. A ação dos resíduos de pesticidas e sua influência na saúde humana vem se tornando fundamental para que tanto os produtores, quanto os consumidores prestem mais atenção naquilo que está à disposição no mercado.
As mudanças ocorridas no sistema de cultivo da soja, desde 1.990, acarretaram em resultados que, por vezes, comprometem a produção. A desuniformização da soja é um exemplo do que vem ocorrendo.