Revista 202 / Dezembro 2014

Revista 202 / Dezembro 2014

MAIS SAÚDE ÀS MUDAS

Avalie este item
(1 Votar)

A Basf, empresa química mundial, utilizou gemas de variedades definidas de cana-de-açúcar para realizar a originação do material genético, e adaptar o modelo AgMusa (Agricultura de Mudas Sadias). 

Atualmente ha uma forte pressão mundial para o desenvolvimento de matrizes energéticas mais limpas e o Brasil pode ganhar destaque exponencial se concentrar esforços nessa causa, já que as condições naturais da região permitem a produção de soluções renováveis. No entanto, embora haja a necessidade de desenvolvimento de outras soluções mais sustentáveis, que tragam respostas à pressão social e ambiental, há um impedimento de custo para estas aplicações, que ainda se encontram em um nível de competitividade muito distante, por exemplo, da energia hidrelétrica.

Num bate-papo sobre o atual cenário do setor de maquinários, Mirco Romagnoli, vice-presidente da Case IH para a América Latina, diz que o segmento continua em alta, que a expectativa para 2.015 é que o ano seja, no mínimo, igual a este, e que a escassez de mão-de-obra qualificada para operacionalizar as máquinas que surgem no mercado ainda é um empaco na vida do agroempresário.

MATSUDA ENERGIA SOLAR

Avalie este item
(1 Votar)

No último dia 2 de dezembro, o Grupo Matsuda inaugurou sua primeira micro usina de energia solar fotovoltaica, na região de Presidente Prudente (SP). Produzida com recursos próprios, irá abastecer parte da energia consumida pela unidade de Equipamentos, na cidade de Álvares Machado, também no Estado paulista.

MAIS QUALIDADE NO CAMPO

Avalie este item
(1 Votar)

Água e saúde são duas questões automaticamente ligadas. Água de boa qualidade leva à saúde das pessoas e do meio ambiente. Já a de má, contaminada pelo esgoto doméstico, pode levar à uma série de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o acesso a fontes confiáveis e melhores condições de saneamento são fatores fundamentais para prevenção da cólera, diarreia, disenteria, entre outras infectocontagiosas. 

TOP LIST

Avalie este item
(1 Votar)

Casa cheia, clima de confraternização. Essa foi a tônica da Cerimônia de Entrega do Troféu Top List Rural 2014. O evento aconteceu dia 10 de dezembro no Compagnia Marinara, em São Paulo e reuniu representantes das principais empresas que atuam no agronegócio.

YARA INAUGURA UNIDADE MISTURADORA

Avalie este item
(1 Votar)

A Yara inaugurou no último dia 11 de novembro, em Sumaré (SP), a Unidade Misturadora de fertilizantes da companhia. Com investimentos de R$ 115 milhões e capacidade de mistura de 750 mil toneladas, o empreendimento atenderá, principalmente, o estado de São Paulo, mas parte da produção será destinada a Mato Grosso do Sul e Paraná.

O FUTURO DA CARNE E DO LEITE

Avalie este item
(1 Votar)

 

Para conseguir atender a demanda mundial por alimentos de maneira sustentável, a pecuária brasileira terá de se adaptar. Esta conclusão é consenso entre os técnicos e pecuaristas.

DRONES: OBJETO VOADOR BEM IDENTIFICADO

Avalie este item
(1 Votar)

Uma plataforma cor de laranja de dois metros de altura por três metros de comprimento sobre quatro rodas pode ser confundida com um trator convencional. No entanto, ela não tem motorista. Trata-se de um robô agrícola, ou Agribot, capaz de se deslocar sozinho por uma plantação inteira portando equipamentos sofisticados de diagnóstico de plantas e solos.