Edições Anteriores
EXPOINTER: UM ZEBU DE QUALIDADE, TCHÊ!
rev 90 - agosto 2005

DA REDAÇÃO

Para Waldir Ferreira, as expectativas depositadas na Expointer deste ano, são as melhores possíveis. ´´A programação da ACGZ, terá julgamento de Nelore Padrão e Nelore Mocho, no dia 29 de agosto. No dia 30 de agosto é a vez das raças Tabapuã e Gir. No terceiro dia da exposição ocorre o julgamento da raça Brahmane no último dia a contece uma Assembléia Ordinária, onde ocorre eleições para a diretoria da ACGZ e o lançamento do novo site da entidade na internet, conta o presidente da associação.

Na parte de leilões, cada raças realiza de 1 a 2, além da 5ª edição do já tradicional leilão ACGZ, com animais das rças Guzerá, Brahman e Gir. A Associação de Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), juntamente com a Associação Sulina de Nelore, já selecionou o jurado que irá avaliar os animais na Expointer 2005. Será Paulo Cesar Guedes Miranda, jurado efetivo da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e diretor técnico da Associação Baiana de Criadores.

Introduzida no Brasil pelas mãos de um grupo de pecuaristas pioneiros, as raças zebuínas ganharam o país rapidamente, e hoje formam mais de 80% do rebanho nacional. Conhecidas por sua alta adaptabilidade às condições adversas de criação dos trópicos, esses animais formam a base da criação, nos estados das regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste. O trabalho de melhoramento genético, iniciado a cerca de duas décadas, vêm garantindo que, a grande maioria dessas raças, ganha-se o passaporte para adentrar em outros mercados.

A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu, ACGZ, é um exemplo dessa vanguarda de criadores que desafiaram os limites da natureza para criar em condições de clima temperado, um bovino originalmente de clima tropical. Waldir Ferreira, presidente da ACGZ e criador no município de Bom Jesus, na Cerra Gaúcha, fala da fantástica adaptação desses animais às temperaturas muitas vezes a baixo de zero. Perguntado sobre as características dos animais, se difere ou não dos zebuínos criados nas demais regiões do país, o criador é enfático ao dizer que eles são rigorosamente iguais.

A partir de 2000 o crescimento do zebu no estado começou a se acentuar. Só para se ter uma idéia, de 2002 até 2004, o crescimento registrado no número de animais foi de 46%. Atualmente, o rebanho é de aproximadamente 24 mil animais PO. As raças que mais se destacam por atrair novos criadores é o Nelore e o Brahman, formando, inclusive os maiores rebanhos. Outras raças como Tabapuã, Guzerá, Gir e Gir Leiteiro, também mantêm seus representantes na região. De acordo com o representante da entidade que representa os criadores, a procura por genética ocorre em todas as regiões do país, portanto, a base genética da região é bastante variada.


Edicões de 2005
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES