Edições Anteriores
CRESTAR(R) É MUITO MAIS QUE SINCRONIZAÇÃO DE CIOS
rev 90 - agosto 2005

Esta característica é, sem dúvida, muito importante, uma vez que 560 das vacas podem ser inseminadas em um intervalo de tempo extremamente reduzido, ou seja, viabiliza-se o uso maciço da inseminação artificial no rebanho, com excelentes resultados tanto em melhoramento genético quanto em produtividade da progênie.

Contudo, muitas vezes passa despercebido o principal efeito que pode ser obtido com o uso de Crestar(r): a indução sincronizada de estros.

Trezentas vacas Nelore paridas, com período pós parto entre 50 e 70 dias, foram divididas em dois grupos (n=150). No primeiro grupo (Grupo Crestar + monta natural), as vacas foram sincronizadas no início da estação de monta com Crestar(r) + Folligon(r), inseminadas em tempo fixo e em seguida submetidas ao repasse com touros em regime de monta natural. No segundo (Grupo Monta Natural), todas as vacas foram direcionadas à monta natural desde o início da estação de monta.

Em ambos os casos a estação de monta foi de noventa dias. No decorrer desse período, a prenhez cumulativa foi estimada por meio de exames de ultra-som.

As taxas de prenhez obtidas ao longo do tempo foram:

11 dias de estação de monta
Grupo Crestar + Monta Natural: 52%
Grupo Monta Natural: 3%

45 dias de estação de monta
Grupo Crestar + Monta Natural: 75%
Grupo Monta Natural: 43%

90 dias de estação de monta
Grupo Crestar + Monta Natural: 93%
Grupo Monta Natural: 83%

O uso da sincronização com Crestar(r) + Folligon(r) fez com que mais da metade das vacas emprenhasse por inseminação artificial aos onze dias da estação de monta. Com isso, uma proporção muito grande dos bezerros será oriunda de inseminação artificial, com altíssimo impacto na produtividade.

Aos 45 dias, 75% das vacas sincronizadas já estavam prenhes, contra apenas 43% das submetidas ao manejo tradicional. No final da estação de monta, houve uma diferença de 10 pontos percentuais em favor dos animais sincronizados.

Tudo isso se deve à capacidade de indução de cios em animais em anestro no pós- parto. Vacas de corte com bezerro ao pé, no manejo tradicional, demoram para apresentar a primeira ovulação após o parto. Com a sincronização, as vacas ovulam muito mais cedo do que ocorreria naturalmente, e mesmo que não emprenhem à inseminação, passam a apresentar cios regulares, o que permite um excelente resultado na sincronização associada ao repasse com touros.

Conclusão: o tratamento com Crestar(r) + Folligon(r), além de possibilitar a inseminação de 560 das vacas, apresentou também um forte impacto nos índices reprodutivos da fazenda, adiantando a concepção dos animais em cerca de trinta dias e proporcionando taxa de prenhez superior na estação de monta. Com o uso de Crestar(r) ocorre antecipação de um mês nas receitas da fazenda.

Somente com o uso de Crestar(r) o pecuarista pode conciliar o máximo desfrute da inseminação artificial com o ajuste do manejo reprodutivo, obtendo o máximo de bezerros de alta qualidade genética com o melhor desempenho.


Edicões de 2005
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES