Edições Anteriores
PRATINI, LOYOLA E ARNALDO JABOR CONFIRMAM
PRESENÇA NO V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO

rev 90 - agosto 2005

DA REDAÇÃO

Pratini de Moraes, que era titular do MAPA quando foi formatada a ação na Organização Mundial do Comércio contra os subsídios ao algodão, focará sua conferência, no dia 30 (terça-feira), no tema cotonicultura e responsabilidade social. Já Arnaldo Jabor, com o seu estilo irônico e mordaz (que marca suas crônicas e análises na TV Globo e em diversos jornais), fará uma palestra no dia 31 (quarta-feira) em que traçará uma panorâmica da Política e Agronegócio. No dia 1o de setembro (quinta-feira), o conferencista será Gustavo Loyola, que analisará a relação da Política Econômica com o Agronegócio.

Tendo como tema "Algodão, uma Fibra Natural", o V Congresso Brasileiro de Algodão é uma promoção da Abapa - Associação Baiana de Produtores de Algodão em conjunto com o Fundeagro - Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com o governo da Bahia.

Promovido a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Algodão 2005 dá continuidade e amplia as discussões em torno do tema do último evento, realizado em Goiânia, que tratou do "Perfil do Algodão como Fibra Renovável" e estabeleceu duas diretrizes: que a maior eficiência do setor seria conquistada através da aplicação de tecnologias modernas e de baixo impacto ambiental, e que o aumento do market-share se daria a partir de uma ação conjunta de todos os agentes da cadeia produtiva.

"Este ano faremos um amplo debate sobre temas pontuais", diz João Carlos Jacobsen Rodrigues, presidente do Fundeagro e da Comissão Organizadora do Congresso. Além das três grandes conferências, os participantes terão à disposição uma ampla grade de debates e de atualização técnica, composta por mesas-redondas, salas especializadas e minicursos, que abordarão desde "Propriedade Intelectual de Tecnologia" e "Doenças do Algodoeiro" até "Novas Máquinas para a Cultura do Algodoeiro" e "O Agronegócio Familiar: Casos de Sucesso".

Paralelamente, serão realizados também seis eventos: As Regras de Contratos Internacionais (duas sessões); II Encontro Nacional de Controle do Bicudo; II Fórum Nacional de Controle Legislativo de Pragas do Algodoeiro; II Reunião sobre Manejo de Resistência de Pragas a Pesticidas; Reunião da Comissão dos Descritores de Algodão para Fins de Proteção de Cultivares; e 23a Assembléia do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR).

Estão ainda agendadas três reuniões setoriais: da Associação Brasileira dos Classificadores de Algodão, do Grupo Brasileiro dos Consultores de Algodão, e da Abrapa - Associação Brasileira de Produtores de Algodão.


Edicões de 2005
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES