Edições Anteriores
ABATE TÉCNICO: EFICIÊNCIA COMPROVADA NO GANCHO
rev 90 - agosto 2005

O Projeto Guzerá Ramenzoni (Pirajuí, SP), em conjunto com as fazendas Perfeita União (Pirajuí) e Conquista (Presidente Alves), realizou no dia 04 de julho, no frigorífico Mondelli, em Bauru (SP), o abate de 25 novilhas meio-sangue Simbrasil/Guzerá, 9 novilhas tricross Guzerá/Nelore/Simental de 14 meses, que apresentaram peso de 14 arrobas, e 13 fêmeas tricross Nelore/Limousin/Guzerá com idade de 23 meses.

No dia 05 de julho iniciou-se a desossa das carcaças. As avaliações preliminares apontam para resultados excepcionais da raça Guzerá. "O rendimento de carcaça dessas fêmeas apresentou índices entre 53% e 55%, superior à média nacional de 50%. O estudo sobre marmoreio, maciez e suculência ainda está em andamento, mas já podemos afirmar que a qualidade das carcaças enquadra-se no padrão estabelecido pela Cota Hilton, a mais valorizada pelos mais exigentes mercados importadores de carne bovina, como a União Européia", assinala Dante Ramenzoni, proprietário do Projeto Guzerá Ramenzoni e presidente do Núcleo Guzerá Sudeste.

O abate das fêmeas cruzadas representa a segunda fase do Abate Técnico Guzerá, projeto realizado para comprovar o potencial da raça para produção de carne bovina de qualidade. O encerramento do projeto será em dezembro, com a avaliação de machos puros Guzerá. As análises quantitativas e qualitativas serão divulgadas durante a Grande Expo Bauru'2005 (SP), em outubro. O trabalho é coordenado pelo profº Jorge Carlos Dias de Souza, do Instituto de Zootecnia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e promovido pelo Núcleo Guzerá Sudeste.

Todos os animais avaliados são criados em regime de pasto e passam por confinamento de 100 dias na Fazenda Alvorada, de Dante Ramenzoni, onde são alimentados com ração balanceada à base de silagem de capim ou milheto.

Machos cruzados - Ramenzoni informa que no passado o abate de 12 novilhos de 19 meses de idade, filhos de touros Guzerá em vacas meio-sangue Nelore/Simental, gerou resultados bem satisfatórios: peso médio de 17,5 arrobas; 5,8 mm de espessura de gordura subcutânea (EGS); 55,35% de rendimento de carcaça quente e 54,2% de carcaça fria, conformação de carcaça entre boa e muito boa e rendimento de área de olho de lombo (região do contra-filé) de 64 cm2. Eles também atingiram padrão Cota Hilton.


Edicões de 2005
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES