Edições Anteriores
SETE ESTRELAS EMBRIÕES: PIONEIRISMO COLHE FRUTOS
NO DESENVOLVIMENTO GENÉTICO

rev 89 - julho 2005

POR MÁRCIO MINGARDO

Atualmente, a empresa trabalha com uma equipe de 50 profissionais especializados nas áreas de reprodução animal, sanidade, genética e nutrição, além de infra-estrutura, com laboratório, curral (estabelecido pelas normas do Bem Estar Animal), área destinada para produção de silagem, (panicum e Tanzânia), por sistema de irrigação (100 há, com capacidade de 300 mil litros/ hora) e curral de quarentena.

Oswaldo Possari, proprietário da empresa conta que, no início da década de 1980, sua empresa foi pioneira na introdução da técnica de Transferência de Embriões (TE) no país. Na época ele conta que uma vaca por melhor doadora que fosse tinha no máximo 10 bezerros ao longo da sua vida reprodutiva. Hoje com a utilização da TE, esse número gira entre 100 e 200 produtos.

Possari conta que a proposta da Sete Estrelas, desde o início, sempre foi tornar mais democrático o acesso à genética de alto padrão entre os criadores. As tecnologias de reprodução estão dando uma contribuição enorme, pois, aumentaram sensivelmente a oferta de embriões no mercado diminuindo os custos. Hoje, tanto um pecuarista que está na ponta da pirâmide como aquele que está na base tem acesso a mesma genética e o que melhor pelo mesmo custo.

Para expandir seu projeto de melhoramento genético, a Sete Estrelas Embriões, começou seu trabalho adquirindo grandes matrizes dos principais plantéis Nelore do país; dentre elas, fêmeas Campeãs Nacionais como, Jóia da Europa, Cancha A.M., Musa, Jararaca WJ, Asteca JJ, Royal da Faz., Madame da Gr, Vena MJ, Campista da TB, Riyaza MJ, Xamata OT, Filara Juisa.

De acordo com seu proprietário, o ponto de partida escolhido para multiplicar a genética do plantel Sete Estrelas, foi identificar nos rebanhos de seleção do Nelore, as melhores linhagens e famílias de indivíduos melhoradores. Outro passo foi direcionar os acasalamentos, com touros de grande destaque no ranking nacional e nas avaliações genéticas da ACNB (Associação Criadores de Nelore do Brasil). A partir daí o próximo passo foi adotar critérios rígidos de seleção e, mais importante, direcionar os acasalamentos de modo a buscar nas Deps dos pais, as melhores características de precocidade reprodutiva e de conformação frigorífica, observa o pecuarista.

"A Sete Estrelas trabalha com avaliação genética e fenotípica, performance de desempenho ponderal, fertilidade e habilidade materna. A empresa participa do controle de desenvolvimento ponderal junto a ABCZ, do programa de avaliação Embrapa-ABCZ e Geneplus-Embrapa", conclui ele.

Recentemente, a empresa firmou uma parceria com o Canal do Boi para transmissão de seus leilões para ofertar fêmeas prenhezes dos melhores acasalamentos. A empresa mantém, ainda, um serviço de contato telefônico e visitas dos clientes a central de embriões. Os preços são únicos e distinguidos por sexo, independente da linhagem ou acasalamento.

Para Oswaldo, o resultado deste trabalho organizado e planejado são animais que se destacam, pela sua qualidade, em pistas de julgamentos, leilões e feiras agropecuárias. Além da participação da Sete Estrela nas principais centrais de sêmen do país, como Lagoa da Serra, Alta VR e ABS-Pecplan. O recorde de comercialização em leilão, durante a Expozebu 2005, foi conquistado por um cliente da empresa, que também obteve a premiação de Campeã da Expozebu em 2004. "Criadores de diversas regiões brasileiras vêm colecionando títulos em pistas de julgamentos e comercializando produtos Sete Estrelas a valores expressivos nos leilões. É assim que a Sete Estrelas Embriões viabiliza genética de alta performance, através de uma modalidade de comercialização diferenciada e acessível a qualquer produtor rural", finaliza.


Edicões de 2005
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES