Edições Anteriores
SIMENTAL QUER EFICIÊNCIA TAMBÉM NO BALDE
rev 22 setembro 1999

O torneio leiteiro de Itapetininga, interior de São Paulo, realizado entre os dias 20 e 21 de agosto, apresentou vacas Simental com produção média de 20 kg/dia por animal. Já o torneio leiteiro Simental “Show da Raça”, no primeiro semestre, teve média geral de 24,5 kg/dia. As duas iniciativas apontam uma tendência, que cresce entre alguns criadores de Simental: de caracterizar a raça também como produtora de leite e enfatizar a dupla aptidão.

André Carvalho de Freitas, da Fazenda Sarapu, com 448 há, em Sarapuí, São Paulo, integra esse grupo. A fazenda mantém animais integra esse grupo. A fazenda mantém animais vencedores de diversos campeonatos de leite, como Campeã Vaca, na Expomilk de Salvador, BA, neste ano, e Campeã Novilha e Vice-Campeã Vaca, em Itapetininga, SP, além de títulos na categoria de úbere, como o tricampeonato em Itapetininga, em 97/98/99, o bicampeonato de Jacareí, SP, em 97/98 e o Show da Raça 97.

A Fazenda Sarapú possui plantel composto por 200 cabeças Simental PO e cerca de 15 bezerros Simbrasil. A área reservada para os animais, entre culturas e pasto, somo 78,4 há. O cruzamento industrial com Nelore é realizado com touros do próprio plantel. As matrizes somam 100 animais, com base alemã, e atualmente 45 estão em lactação.

O período de lactação estende-se entre sete oito meses, com duas ordenhas ao dia, manhã e tarde. Parte do leite coletado é entregue á cooperativa local e uma pequena parte usada para a produção de queijo na propriedade. Os pastos são compostos por brachiaria, tifton e estrela. Duas vezes ao dia, as vacas recebem alimentação no cocho – silagem de milho, farelo de trigo e, em algumas vezes, polpa cítrica e, em outras, refinazil. Já as vacas que participam de campeonatos de leite recebem ração específica para leite durante os 15 dias, que antecedem o evento. Freitas explica que o objetivo da propriedade é produzir mais leite por cabeças. Por tanto, utilizar a genética e incrementar a alimentação, na busca por animais de dupla aptidão.

Esse objetivo é partilhado pela administração da Fazenda Santa Andréa, em Itararé, SP. A propriedade estende-se por 3.891 há. Desse total, 2.063 destinam-se á pecuária e agricultura, dos quais 1,4 mil há para pastagem em geral e 120 há para o gado de leite, com 60 há de pasto napier e Tanzânia e 60 de milho para silagem.

O plantel da Santa Andréa é formado por 170 animais, entre machos e fêmeas PO e 200 animais cruzados entre ½, ¾, e 7/8 de sangue Simental e Holandês. Já as fêmeas somam 130 PO, das quais 30 em lactação, e aproximadamente 20 para entrar em ordenha nos próximos meses. Mais 180 fêmeas são cruzadas, com 85 delas em lactação e cerca de 30 também para entrar em produção de leite nos próximos meses. Portanto, a propriedade reúne 115 vacas em lactação.

Luiz Carlos de Macedo, gerente setorial de gado da Santa Andréa Agro-Pecuária, explica que as vacas Pó produzem média de 14 litros/dia, enquanto as cruzadas alcançam 17 litros/dia, com média geral de 15 litros. O período de lactação é de 300 dias, quando as PO mantêm média de nove a 10 litros/dia. Já as mestiças produzem mais e alcançaram média de 12 litros/dia. O manejo dos animais inclui pasto rotacionado de napier e Tanzânia no verão, mais 4 kg de ração durante as duas ordenhas diárias, com média de 2 kg cada ordenha. No inverno, os animais recebem silagem de milho, aveia picada e ração na mesma proporção que a oferecida no verão. A ração é produzida na propriedade, á base de farelo de soja e polpa cítrica.

O controle leiteiro consiste na avaliação de cada animal que, dependendo da produção é separado por lote de início e final de lactação. Um programa específico de computação realiza controle quinzenal e individual de cada animal. Macedo afirma que o controle sofreu apenas uma modificação ao longo do tempo, quando se optou por separar os lotes de menor produção com o objetivo de diferenciar a alimentação em relação aos animais mais produtivos. O leite coleta é vendido á empresa Fleischman. Macedo explica que a Santa Andréa Agro-Pecuária pretende alcançar produção de 2,2 mil litros de leite dia, com 150 vacas em lactação.


Edicões de 1999
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES