No campo ou na cidade, a todo momento jipes e picapes não
param de ser vistas. Pensados para transitar nesses dois universos,
esse veículos uniram a sofisticação urbana
com a rusticidade rural. Uma junção que vem
agradando consumidores das mais diferentes tribos, aplicando
o conceito das finalidades dos automóveis. Exemplo
de tal categoria, o Pajero e a L200 colocam a mostra as vantagens
de, literalmente, unir o útil ao agradável.
Para
conferir o desempenho desses carros, a Revista Rural compareceu
ao Centro de Pilotagem Mitsubishi Motors. Uma pista em condições
off-road, construída na Marginal Pinheiros, em São
Paulo, onde é possível avaliar as características
de seus 4x4. Assim, quem já possui um Pajero ou uma
L-200 confere que, na maioria das vezes, o potencial dos veículos
vai além de suas expectativas, o que aumenta a satisfação
com a marca. Não é para menos, pois nem todo
automóvel consegue, com segurança, enfrentar
pisos irregulares, água até o capô, subidas
e descidas Situações muito parecidas com as
encontradas nas fazendas e que, muitas vezes, deixam em dúvidas
a capacidade dos veículos em ultrapassar obstáculos
tão abruptos.
A
bordo de um Pajero quatro portas, verificou-se que as dificuldades
do terreno tornaram-se mínimas frente a tecnologia
aplicada ao modelo. Robustez e conforto são as palavras
que traduzem toda a performance do modelo. Internamente, está
presente a comodidade de um automóvel de passeio. Externamente,
garante-se a força e estabilidade, que conferem um
veículo para trabalhos pesados. O ponto fraco do Pajero
talvez esteja no design. Ao contrário de seus concorrentes,
o veículo apresenta traços retos, num apelo
visual que foge as tendências mais ovaladas. Uma característica
que, numa visão de mercado, pode ser encarada como
uma exclusividade na acirrada competição entre
os jipes.
Com um desempenho não menos que excelente, a L200 também
mostrou-se um bom aliado ao trabalho no campo. De cabine dupla,
foi desenhada para transportar cinco pessoas, apesar de sua
principal função estar associada ao uso de caçamba.
Pode levar até 1.050 Kg e a carroceria é a maior
da categoria, com volume de 1.000 litros. Resumidamente, robustez
e resistência representam sinônimos que mais se
aproximam das condições do veículo. Como
disse o piloto e engenheiro técnico da pista, Norton
Lopes, é um tratorzinho de camioneta. Com um design
arrojado, tem agradado o consumidor brasileiro.
Tanto que, em função de seu crescimento no mercado
nacional de picapes de porte médio, a L200 aparece
como o único modelo Mitsubishi que está sendo
fabricado no Brasil, na fábrica de Catalão (GO).
Vale lembrar que os modelos Pajero variam de R$ 47.500 a R$
89.600. A média da L200 está em R$ 39 mil.
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